Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Por onde posso me cadastrar para começar a receber o Bolsa Família?

O Bolsa Família atende milhões de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica mensalmente. Saiba mais!

Atualmente, o programa Bolsa Família atende mais de 21 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Com pagamentos mensais, os beneficiários podem contar com diferentes valores de acordo com a composição familiar. Para isso, contudo, é preciso atender os critérios gerais do programa social e seguir as condicionalidades. 

O Governo Federal implementou uma reformulação no programa neste ano, com diversos reajustes feitos no desenho do benefício. Desse modo, neste ano o repasse é destinado para as famílias com renda mensal per capita de até R$ 218. 

Aqueles que desejam receber assistência financeira por meio do Bolsa Família devem realizar a inscrição no Cadastro Único. A plataforma é a base de dados usada para os repasses do auxílio e de outros benefícios sociais liberados pelo governo.

Inscrição no Cadastro Único para receber o Bolsa Família

Os interessados devem realizar a inscrição no Cadastro Único presencialmente nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) espalhadas por todo o país. Para o procedimento, deve-se apresentar os documentos pessoais de todos os membros da família e do responsável.

Veja também: Moeda que pode estar na sua carteira vai te render uma grana extra este mês

Depois disso, a família poderá ser adicionada na folha de pagamentos do Bolsa Família, atualizada mensalmente com base nas análises, caso atenda todos os critérios. Isso acontece de forma automática, mas depende dos recursos disponíveis para o programa. 

Mão segurando um celular com a tela na logo do Bolsa Família
Imagem: rafapress/shutterstock.com

Como manter os pagamentos do programa?

Uma vez atendidos pelo Bolsa Família, os cidadãos devem ficar atentos às regras do programa. Neste ano, as condicionalidades relacionadas à saúde e à educação voltaram a fazer parte do desenho. Veja quais são:

  • Acompanhamento nutricional para crianças de até sete anos;
  • Acompanhamento pré-natal para gestantes;
  • Carteira vacinal infantil regular;
  • Frequência escolar satisfatória entre crianças e jovens.

Além disso, é preciso atualizar os dados do Cadastro Único sempre que houverem mudanças cadastrais ou a cada dois anos. Caso contrário, pode ocorrer a suspensão ou até mesmo o cancelamento do benefício, em decorrência de irregularidades.

Imagem: Rafapress / shutterstock.com