Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Por que não consigo cartão de crédito mesmo tendo nome limpo?

Ter o nome limpo pode não ser o suficiente para garantir seu cartão de crédito. Existem outros critérios que são levados em consideração pelas empresas credoras, na hora de aprovar ou não o cartão de um cliente.

Como muitas pessoas não têm essa noção, pode haver dúvida quanto à dificuldade de obter crédito mesmo não estando com o CPF negativado. Quem quiser um cartão de crédito deve estar atento a outros fatores. Saiba mais!

Cartão de crédito: o que mais eu preciso?

Além de ter o nome “limpo”, também é levado em consideração seus hábitos como pagador. Atrasar os débitos relativos às contas de luz, água e internet, por exemplo, pode ser um fator que aumenta a dificuldade para ter um cartão de crédito.

Isso porque a instituição bancária precisa “confiar” no cliente que receberá o cartão de crédito. Dessa forma, o consumidor precisa de amostras que atestem sua capacidade de pagamento. Ter um histórico financeiro positivo não se limita a não ter o nome sujo.

Outra coisa que pode ser importante é a renda mensal. Alguns bancos não oferecem cartões de crédito para rendas consideradas muito baixas. Se esse for o seu caso, a solução ideal é procurar outra instituição que ofereça condições apropriadas para sua renda.

Score de crédito

O Score de crédito é uma pontuação atribuída ao consumidor para avaliar seus hábitos como pagador. Pessoas com Score alto tendem a ter mais facilidade para conseguir empréstimos, aumento de limite e o próprio cartão de crédito.

A pontuação no Score vai de 0 até 1.000, sendo 400 o mínimo para uma posição mediana. Dessa forma, para manter o Score alto é preciso seguir as regras já citadas: pagar as contas em dia, manter informações de contato e renda atualizadas nos bancos e não estar com o CPF negativo.

Para consultar seu Score atual, você pode acessar o site do SPC Boa Vista ou do Serasa Score. A pontuação pode não ser exatamente a mesma porque cada empresa de proteção ao crédito estipula o Score do consumidor por conta própria.

Imagem: Olleg / Shutterstock.com