Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Por que Roberto Jefferson foi preso?

Neste domingo (23), agentes da Polícia Federal foram recebidos a tiros de fuzil e granada ao tentarem cumprir a ordem de prisão do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) em sua casa, no município de Comendador Levy Gasparian (RJ). Dessa forma, a agente Karina Oliveira e o delegado Marcelo Vilella ficaram feridos por estilhaços.

Assim, após horas de resistência, o ex-presidente do PTB se entregou à polícia no começo da noite.

Motivo da prisão

Em síntese, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que a prisão domiciliar de Jefferson fosse revogada após ele proferir diversas ofensas à ministra Carmen Lúcia, do STF.

Isso aconteceu pois uma das regras para o benefício da prisão domiciliar era de que Jefferson não fizesse postagens na internet.

Contudo, o ex-deputado gravou, no último sábado (22), um vídeo com ofensas a ministra Cármen Lúcia, a quem se referiu como “Cármen Lúcifer”. Além disso, afirmou que a magistrada “lembra aquelas prostitutas, aquelas vagabundas arrombadas”.

Dessa forma, em sua decisão, Moraes argumentou que “está largamente demonstrada, diante das repetidas violações, a inadequação das medidas cautelares (…) o que indica a necessidade de restabelecimento da prisão”.

Ademais, Jefferson é investigado em um inquérito sobre sua atuação em uma organização criminosa, tendo como objetivo “desestabilizar as instituições republicanas”.

Segunda ordem

Portanto, neste domingo, após Jefferson reagir com violência ao cumprimento da ordem de prisão, o ministro Alexandre de Moraes emitiu uma segunda ordem para que “diante de todo exposto, independentemente do horário” fosse realizada a prisão.

Além disso, “a intervenção de qualquer autoridade em sentido contrário, para retardar ou deixar de praticar, indevidamente o ato, será considerada delito de prevaricação”.

Imagem: Reprodução / Veja