Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Portabilidade de crédito: entenda o que é e como funciona

A portabilidade de crédito pode ser bastante útil em determinadas situações e pode ser feita de forma simplificada. Veja!

A Portabilidade de Crédito pode ser um termo um tanto quanto confuso para muitos. Ele é regulamentado por leis específicas que visam proporcionar benefícios significativos para o tomador de crédito. Por isso, é fundamental entender quais são as características principais.

Para começar, nada mais é do que a possibilidade de trocar uma dívida cara por outra mais em conta. Isso acontece por meio da transferência do débito de uma instituição financeira para outra. O processo envolve empréstimos, cartão de crédito, financiamentos, entre outros.

Vale destacar que a escolha da instituição para realizar a Portabilidade de Crédito deve levar em conta diversos fatores, como as taxas de juros oferecidas, a agilidade e transparência no processo, e a segurança de suas informações. 

Como a Portabilidade de Crédito funciona na prática?

A Portabilidade de Crédito se dá em um processo totalmente digital. Assim, você não precisa enfrentar filas ou lidar com burocracias excessivas. Basta escolher a instituição que oferece os melhores benefícios e fazer uma solicitação formal da portabilidade. A nova instituição ficará encarregada de encaminhar a requisição à sua antiga instituição financeira.

Veja também:

Pensando em viajar? Veja os 20 melhores países para você conhecer em 2024

A partir daí, é estabelecido um novo contrato com a nova instituição, que quita sua dívida com a antiga e passa a deter os direitos sobre seu débito. Vale ressaltar que o valor e o prazo do novo contrato não podem ser superiores ao valor e ao prazo restantes na data da transferência, garantindo assim que você não saia prejudicado.

Pessoa segurando celular enquanto hologramas saem do aparelho
Imagem: LookerStudio / shutterstock.com

Quem pode realizar?

Qualquer pessoa que tenha uma dívida, seja de empréstimo, cartão de crédito ou financiamento, pode solicitar a Portabilidade de Crédito. Isso vale, inclusive, para aposentados e pensionistas que possuam o empréstimo consignado e estejam insatisfeitos com os valores cobrados.

Além disso, outro benefício é que ela não cobra taxas adicionais para a transferência da dívida. Ao contrário, na maioria das situações, é possível até mesmo receber um valor adicional, conhecido como “troco”, que nada mais é do que a diferença entre o saldo devedor e o valor total do novo contrato.

Imagem: LookerStudio / shutterstock.com