Posso acumular Auxílio-Inclusão e BPC chegando a R$ 1.800?
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O Auxílio-Inclusão e o BPC (Benefício de Prestação Continuada) são benefícios disponibilizados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e possuem o valor de R$ 606 e R$ 1,2 mil respectivamente.
Estes benefícios são voltados para as pessoas com deficiência (PcD), porém, o Auxílio-Inclusão é mais restrito, pois visa incentivar a introdução destes cidadãos no mercado de trabalho. E, por não serem considerados como aposentadoria, estes benefícios não contam com o 13º salário.
No entanto, nenhum deles pode ser acumulado com:
- Aposentadoria;
- Pensão;
- Benefícios por incapacidade;
- Seguro-desemprego.
Relação entre Auxílio-Inclusão e BPC
Apesar de não ser permitido acumular o Auxílio-Inclusão, ele é diretamente dependente do BPC para ser aprovado pelo INSS, uma vez que existem requisitos necessários para ser beneficiado, como:
- Ser pessoa com deficiência (PcD);
- Estar inscrito no BPC ou ter o registro suspenso/cessado nos últimos 5 anos;
- Estar inscrito no CadÚnico;
- Ter renda familiar de até 1/4 do salário mínimo vigente (R$ 303) por pessoa – mesma regra do BPC;
- Conseguir atividade formal, com carteira assinada, recebendo remuneração de até dois salários mínimos (R$ 2.424);
- Ser segurado do INSS.
Ou seja, antes mesmo de solicitar o Auxílio-Inclusão, o indivíduo já deve ter acesso ao BPC, que será suspenso após a concessão do novo benefício.
Dessa forma, o auxílio será pago juntamente com o salário do novo emprego. No entanto, se o trabalhador não conseguir se adaptar ou for demitido, será necessário solicitar ao INSS a reativação do BPC.
Como solicitar o auxílio-inclusão
Solicitar o Auxílio-Inclusão é um processo simples e pode ser feito pela internet caso você se encaixe nos critérios para obter as parcelas. Sendo assim, basta seguir as instruções abaixo:
- Acesse o portal Meu INSS;
- Faça login com CPF e senha cadastrados no Gov.br;
- Em “Novo Pedido” digite o nome do benefício;
- Clique sobre “auxílio-inclusão”;
- Leia as informações e siga as demais instruções do sistema.
Caso encontre dificuldades, a solicitação também pode ser feita na Central de Atendimento do INSS pelo número 135, disponível das 7h às 22h, de segunda-feira a sábado, com tempo de espera de até cinco minutos.
Após a conclusão do pedido, o INSS pode levar até 30 dias úteis para dar uma resposta.
Imagem: Alexandre Zorek / shutterstock.com