Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Posso pagar viagens com o FGTS? Confira

Deseja planejar seu lazer de fim de ano e está sem dinheiro? Saiba mais sobre como é possível pagar viagens usando o seu FGTS!

Nesse final de ano, alguns trabalhadores aproveitam férias ou recesso para viajar. No entanto, o que poucos sabem é que podem usar o dinheiro do FGTS para pagar essas viagens sem precisar esperar o mês do seu aniversário. 

Assim, ainda que não dependa dessa espera, a modalidade de saque-aniversário participa dessa chance do trabalhador de ter o seu momento de lazer. Além disso, muitos bancos oferecem o serviço que permite o acesso parcial ou total do valor do fundo de garantia. 

Como pagar viagens com o FGTS?

O saque-aniversário do FGTS permite com que o trabalhador tenha um acesso anual ao valor acumulado pelo tempo de serviço por meio do seu mês de aniversário. Dessa forma, diferente do saque-rescisão, o contribuinte não precisa esperar ser demitido para pegar a quantia. 

Porém, com a antecipação do saque-aniversário, o trabalhador consegue o valor do FGTS antes da data prevista. Além disso, pode usar para pagar viagens! Essa antecipação ocorre somente nessa modalidade, portanto, quem deseja alterar de saque-rescisão para o aniversário precisa ir no aplicativo do FGTS (Android e iOS) e realizar as etapas: 

  • Realizar login na página; 
  • Confirmar que não é um robô; 
  • Clicar em “Saque aniversário” na tela inicial; 
  • Aprovar os termos e tocar em “Optar pelo saque-aniversário”. 
saque-aniversário
Imagem: Miguel Lagoa / shutterstock.com

Antecipação do saque-aniversário 

Para conseguir usar o FGTS para pagar viagens antes do seu mês de aniversário, o brasileiro pode pedir a antecipação dos valores por meio de bancos ou fintechs como Santander, Picpay e Nubank. Entretanto, a forma mais comum é pela Caixa, que trabalha diretamente com a liberação do valor do fundo de garantia. 

Ainda, por meio da Caixa, o cliente pode antecipar até cinco anos do valor, com valor mínimo total de R$ 500 e precisa receber pelo menos R$ 200 por ano. Para isso, o cliente precisa ser maior de idade, ter a quantia mínima de investimento e não ter pendências com o banco ou com a Receita Federal. Assim, conseguirá solicitar o serviço por meio da aba de “crédito” no app do banco. 

Imagem: Etalbr/ shutterstock.com