Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Posso receber auxílio-doença e seguro desemprego ao mesmo tempo?

O auxílio-doença é um benefício que se destina aos trabalhadores e é liberado quando a pessoa sofre de uma doença ou acidente.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O funcionário portador de uma doença grave pode receber auxílio-doença até a alta do INSS. Inclusive, quando o trabalhador está doente e sofre a demissão sem justa causa, e, logo depois, reconhece a sua incapacidade de trabalhar, é possível pedir o seguro-desemprego. Entretanto, ele também tem direito ao auxílio-doença. Com isso, será que é possível receber os dois ao mesmo tempo?

É possível receber seguro-desemprego e auxílio-doença ao mesmo tempo?

O dono de uma empresa pode demitir o seu funcionário doente, se ele não apresentar um atestado médico. Ou seja, mesmo que ele demonstre que não tem capacidade de exercer as suas atividades, ele pode ser sofrer com a demissão por justa causa. Isso acontece porque a lei só protege o trabalhador portador de uma doença grave, que tenha sofrido acidentes graves ou doenças que pode levar a discriminação.

Já no caso de quem é demitido do emprego, é importante esclarecer que não é possível ganhar o seguro-desemprego e o auxílio-doença ao mesmo tempo. Sendo assim, para ter direito ao auxílio-doença, a pessoa precisa receber todas as parcelas do seguro-desemprego primeiro. Depois disso, é possível pedir o auxílio-doença.

Quando a Caixa libera o seguro-desemprego, a instituição busca os dados com o INSS para saber se a pessoa já recebe algum benefício como o Auxílio-doença. Se houver a confirmação do mesmo, a pessoa não vai receber o seguro-desemprego.

Por fim, vale ressaltar que o auxílio-doença é um benefício que se destina aos trabalhadores. Ele é liberado quando a pessoa sofre de uma doença ou acidente e fica incapaz de trabalhar, sendo afastados de suas atividades profissionais por um período determinado e superior a 15 dias consecutivos ou 60 dias intercalados pela mesma doença.

Imagem: fizkes/shutterstock.com