Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Posso ser demitido por postar fotos do trabalho em redes sociais?

É normal encontrar relatos nas redes sociais, publicação de fotos e exposição do ambiente de trabalho na internet

Na atualidade, usar as redes sociais se transformou em algo muito valioso ao ser humano, seja para se divertir, seja para simplesmente ficar a par das notícias. É como se fosse uma atividade normal, comum, como comer ou se vestir.

Entretanto, o excesso pode levar a situações constrangedoras, ainda mais no trabalho. Inclusive, publicar fotos sem permissão pode levar à demissão. Quer saber mais sobre isso? Siga a leitura a seguir.

Atitude não é muito inteligente

De acordo com uma pesquisa da Survey Monkey, 90% das pessoas estão infelizes no seu emprego. Diante disso, é normal encontrar, nas redes sociais, relatos, publicação de fotos e exposição do ambiente de trabalho na internet.

Mas a empresa pode demitir os funcionários envolvidos e quem garante isso é o levantamento da Data Lawyer Insights, que mostrou que existem 157 processos judiciais no Brasil, sobre o assunto.

E a tendência é aumentar, pois apenas neste semestre foram mais 42 ações.

Uso indevido de redes sociais pode render processos criminais e indenizatórios

Os especialistas disseram que vários processos criminais e indenizatórios aconteceram por causa do uso indevido das redes sociais. São muitos os relatos de pessoas que expuseram negativamente as empresas, e por isso, a justiça confirmou a demissão por justa causa.

Logo, isso mancha a imagem do trabalhador, entretanto, é importante citar que as leis do Brasil ainda não definiram o que é permitido ou não em relação aos comportamentos virtuais.

Até então, o que se sabe é que nenhum funcionário pode ser punido pelas suas posições políticas, gostos pessoais e outras publicações de caráter privado.

Porém, a partir do momento em que ele ou ela posta atividades que executou, pode ferir cláusulas de segredos industriais. E, com isso, pode criar uma margem aos concorrentes desleais.

Sendo assim, é prudente que as empresas criem normas para isso: ela precisa deixar claro o que pode ou não ser feito nas redes sociais dos seus funcionários quando ela estiver envolvida.

Por fim, as punições devem mudar conforme o teor das postagens e deve-se seguir todo o protocolo. Ou seja, se algo ocorrer fora do acordado, o funcionário precisa receber uma advertência e ser suspenso no caso de reincidência.

Só depois desse processo, uma demissão por justa causa pode ser uma opção.

Imagem: tsyhun / Shutterstock.com