Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Postagens nas redes sociais podem te colocar na malha fina do Imposto de Renda

Cuidado com o que você posta nas redes sociais! Você pode estar na mira da Receita Federal e até mesmo na malha fina do Imposto de Renda.

Com o avanço das redes sociais, é cada vez mais comum compartilhar informações sobre a vida pessoal e profissional na internet.

No entanto, recomenda-se ter cuidado com o você posta, pois algumas postagens podem colocá-lo(a) na mira da Receita Federal e, até mesmo, na malha fina do Imposto de Renda.

De acordo com o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro, a fiscalização das redes sociais tem sido uma das ferramentas utilizadas para identificar possíveis irregularidades fiscais.

As postagens podem fornecer indícios de aumento patrimonial ou de despesas incompatíveis com a renda declarada, o que pode levar a uma investigação mais detalhada sobre a situação do contribuinte.

Fiscalização das mídias sociais

A situação se desenrola, por exemplo, se um contribuinte declara ter uma renda modesta, mas posta fotos de viagens frequentes, carros luxuosos ou ostentações em geral. Nesses casos, a Receita Federal pode entender que as informações prestadas não condizem com a realidade e iniciar uma investigação. 

Da mesma forma, se uma pessoa declara que não possui imóveis, mas posta fotos em uma casa que parece ser sua, pode levantar suspeitas sobre a veracidade das informações.

Por isso, é importante ter cuidado com o que se posta nas redes sociais, mas o mais importante é ter coerência entre as informações declaradas e as postagens feitas.

Além disso, é fundamental que você mantenha todas as informações fiscais atualizadas e declare corretamente os bens e rendimentos obtidos durante o ano. Ou seja, mentir não é uma opção.

O que significa “cair na malha fina”?

Uma pessoa que cai na malha fina pode ser alvo de uma investigação mais detalhada por parte da Receita Federal, que analisará minuciosamente as informações prestadas na declaração de Imposto de Renda.

Caso sejam se encontrem irregularidades, o contribuinte poderá ter que prestar esclarecimentos ou até mesmo ser autuado.

Além disso, o fato de cair na malha fina pode causar diversos transtornos, como atraso no recebimento da restituição, pagamento de multas e juros e, em alguns casos, a possibilidade de ser incluído na lista de devedores da União.

Caso o contribuinte seja selecionado para a malha fina do Imposto de Renda, é importante providenciar a regularização da situação o quanto antes, evitando, assim, sanções e multas. A Receita Federal pode aplicar multas que variam até 225% do valor do imposto devido.

Imagem: Vasin Lee / Shutterstock.com