Prazo de emissão da nova carteira de identidade é prorrogado; veja a nova data
Nova carteira de identidade tem prazo de emissão alterado pelo governo. Saiba até quanto os estados têm para fazer os ajustes.
Governo faz alterações para a nova carteira de identidade e prazo para a adequação dos estados é estendido. A nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) é o documento que irá substituir os antigos RGs em todo o país.
Esse novo documento deixa de usar o número do Registro Geral de cada estado e passa a usar o CPF para identificar os cidadãos. Com isso, o governo quer diminuir as possibilidades de fraude, já que cada pessoa poderá ter apenas um documento desse tipo.
Hoje, com o RG, os brasileiros podem tirar 27 carteiras de identidade diferentes. Isso porque, os sistemas dos estados não são integrados. Com a nova carteira de identidade isso não será possível, por isso os estados pediram um prazo maior para se adequarem ao novo sistema.
Emissão da nova carteira de identidade tem novo prazo
Num primeiro momento, os estados deveriam emitir a nova carteira até março deste ano. Entretanto, o governo acabou estendendo essa data para o hoje, dia 06 de novembro de 2023.
Mesmo com um prazo maior, alguns estados ainda não conseguiram se adequar à nova emissão do documento. Portanto, pediram uma nova extensão de tempo para começar a emitir o novo modelo de identidade.
Veja também:
Afinal, por que os preços dos carros 0 km estão tão caros?
Dessa forma, o governo anunciou que a nova carteira de identidade tem um novo prazo de emissão. Assim, cada unidade da federação precisa estar apta para emitir o documento até o dia 11 de janeiro de 2024.
Prazo para ter o novo documento não muda
A emissão da nova carteira de identidade teve o prazo alterado. Mas a data limite para que as pessoas substituam o documento continua o mesmo. De acordo com o governo federal, os RGs antigos continuam valendo até o dia 28 de fevereiro de 2032.
Até lá o governo acredita que toda a população conseguirá trocar o seu documento de identificação, seja para atualizar as informações, tirar uma segunda via ou fazer a 1º via.
Imagem: Reprodução / Governo Federal
No tags for this post.