Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Prazo para aderir ao novo RG termina dia 06 de novembro; você já emitiu o seu?

Saiba qual a data limite que o governo determinou para emitir no novo RG e onde conseguir esse documento com diversos benefícios!

No início de novembro, termina o prazo estabelecido para que os estados ofereçam a Carteira de Identidade Nacional (CIN). O novo RG conta com um QR Code, que dificulta fraudes e facilita a vida do cidadão ao juntar diversos documentos em um só. 

Ainda, os brasileiros também receberam uma data final para aderirem ao novo documento. Além disso, a CIN conta com prazo de validade especial para cada faixa de idade e ajuda na hora de conseguir um benefício do governo. Saiba mais sobre o documento e onde emitir. 

Carteira de Identidade Nacional, o novo RG 

Em março deste ano, o governo estendeu o prazo para que os estados iniciassem o serviço de emissão do novo documento de identificação para 6 de novembro. A CIN permite que o cidadão acesse o documento tanto de forma física quanto por meio digital. Ela também conta com um QR Code para que autoridades possam ver a autenticidade do documento. 

Veja também:

Teletrabalho X Trabalho Remoto: pesquisa esclarece as diferenças entre as modalidades

Algumas das vantagens do modelo que se coloca como o novo RG são:

  • Numeração de diversos documentos em um só; 
  • Identificação de doenças especiais e PCD; 
  • Presença de nome social e identificação de não-binários; 
  • Facilitador na identificação de pessoas para conseguir benefícios do governo;
  • Uso como passaporte em países do Mercosul. 
Pessoa segurando novo RG
Imagem: Lucas Alesso / shutterstock.com

Como emitir o novo documento

Embora o prazo para os estados esteja próximo, o tempo limite para os brasileiros é somente em 26 de fevereiro de 2032. Porém, caso já deseje ter acesso ao novo RG, o serviço é gratuito no órgão do estado responsável pela identificação.

Ademais, após a emissão física, o cidadão pode acessar a versão digital por meio do site ou app do Gov.br (Android e iOS), na parte de “Carteira de documentos”. No momento, os estados de cada região que oferecem esse serviço são: 

  • Norte: Acre, Amazonas;
  • Nordeste: Alagoas, Piauí, Pernambuco;
  • Centro-Oeste: Mato Grosso, Goiás; 
  • Sudeste: Minas Gerais, Rio de Janeiro; 
  • Sul: Todos os estados. 

Após a emissão, o CIN tem tempo de validade conforme a idade do brasileiro: validade de cinco anos entre 0 a 12 anos e de dez anos para 12 a 60 anos incompletos. Após 60 anos, o prazo fica indeterminado. 

Imagem: Lucas Alesso / Shutterstock.com