Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Prazo para sacar dinheiro esquecido está acabando; valor chega a R$ 1 mil

De acordo com a Caixa Econômica Federal, responsável pelo repasse, 12 milhões de trabalhadores ainda não movimentaram a quantia

Em abril deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL) liberou o saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Dessa forma, os trabalhadores puderam resgatar até R$ 1 mil das contas ativa e inativas do fundo. Contudo, muitos ainda não efetuaram o saque, sendo que o prazo está chegando ao fim, termina na próxima quinta-feira (15).

Assim, de acordo com a Caixa Econômica Federal, responsável pelo FGTS, 12 milhões de trabalhadores ainda não movimentaram a quantia.

Dessa forma, após a data determinada, os cidadãos não poderão efetuar outras movimentações na conta do FGTS até liberarem o próximo saque.

Contudo, os trabalhadores que recusaram o saque emergencial do FGTS em 2020 ou que tenham dados inconsistentes ou incompletos terão que requisitar a liberação da quantia no aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS).

Quem possui direito ao recebimento do FGTS

Em síntese, têm direito ao saque extraordinário quem se enquadra em uma das situações abaixo:

  • Atletas profissionais;
  • Empregados domésticos;
  • Quem atua com carteira assinada;
  • Trabalhadores safreiros e rurais;
  • Trabalhadores temporários;
  • Trabalhador avulso.

Como consultar o valor do FGTS?

Portanto, a consulta pode ser feita por meio do site, aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS), internet banking da Caixa e das agências do banco. 

Como movimentar o dinheiro do saque extraordinário?

Por fim, por meio do aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS), o trabalhador terá a possibilidade de movimentar a conta poupança social digital, onde será creditado o valor resgatado do FGTS. Assim, por meio da plataforma é possível usar o cartão de débito virtual, pagar boletos ou contas e utilizar o QR code para pagar compras em  supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos.

Além disso, o trabalhador poderá transferir a quantia para qualquer banco, gratuitamente, ou mesmo, sacar o dinheiro em espécie nos terminais de autoatendimento da Caixa e casas lotéricas, usando o código gerado pelo aplicativo.

Imagem: Jair Ferreira Belafacce/shutterstock.com