Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Preciso continuar pagando INSS mesmo aposentado?

Apesar de não acontecer sempre, é bastante comum que aposentados pelo INSS sigam exercendo uma atividade remunerada mesmo após se aposentar, visto que nem sempre a aposentadoria é o suficiente para pagar as contas e garantir uma vida financeira estável.

Por conta disso, muita gente decide não sair do mercado de trabalho. Porém, nesse caso, fica a dúvida: é preciso seguir contribuindo com o INSS? Para saber a resposta, confira o texto a seguir.

INSS: quem é aposentado e segue trabalhando, precisa contribuir?

A resposta é sim. Se você seguir trabalhando e possuir carteira assinada, segue tendo um vínculo obrigatório com o Regime Geral da Previdência Social (RGPS). Portanto, precisa seguir contribuindo.

Em outras palavras, se você trabalha, deve contribuir para o INSS. Mesmo já estando aposentado. Entretanto, uma das dúvidas é a respeito do valor da aposentadoria. Se você seguir contribuindo ao INSS, sua aposentadoria pode aumentar?

Não. Apesar de ser uma contribuição obrigatória, esse valor não é somado às suas contribuições para aposentadoria.

Porém, se você é contribuinte individual, seja autônomo ou Microempreendedor (MEI), e trabalha por conta própria, a responsabilidade pela contribuição previdenciária é sua, não da empresa.

Neste caso, tudo o que você precisa fazer é emitir sua GPS ou DAS-MEI todos os meses, e pagar seu imposto normalmente. A contribuição previdenciária já está inclusa neste pagamento.

Continuidade dos direitos

Concluindo: segundo a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), quem se aposenta e continua trabalhando não recebe aumento de aposentadoria. Mas, claro, segue tendo direito a todos os benefícios trabalhistas que qualquer outro trabalhador teria.

Como férias, décimo terceiro, entre outros. Por fim, vale dizer que, se você se negar a contribuir com o INSS, a pena pode ser de 2 a 5 anos de prisão, além de multa.

Imagem: Joa Souza / Shutterstock.com