Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Preço da gasolina vai aumentar em 2023? Saiba o que pode acontecer

Saiba o que pode gerar aumento no preço da gasolina, tema que tem sido discutido pelo Supremo Tribunal Federal (STF)

De acordo com uma decisão homologada do Supremo Tribunal Federal (STF), o diesel, o gás de cozinha e gás natural são classificados itens essenciais, mas gasolina, não. Dessa forma, uma nova política de precificação do combustível virou pauta de discussão e pode elevar o preço final, pago pelos consumidores.

Vários debates sobre o tema levaram a decisão a ser tomada. Como a gasolina não é vista como um item essencial para a população, também vai ocasionar em outras ações. Sendo assim, uma nova medida referente ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) vai ser cobrada na fixação do preço do gás e dos combustíveis.

Aumento no preço da gasolina em 2023

Diante da homologação do STF em relação à gasolina, é compreensível que os consumidores questionem se o preço final vai aumentar em 2023. E, embora não seja do agrado de muitos cidadãos brasileiros, existe sim a possibilidade do item ficar mais caro, uma vez que o cálculo do ICMS sob os combustíveis deverá ser alterado.

Na metade deste ano, quando a gasolina apresentou alta seguida de alta, o presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou um teto de ICMS para o combustível. A intenção do chefe do Executivo foi limitar o preço do item. Porém, com a decisão do Supremo, o limite deixará de existir e, ao não ter um o valor máximo do imposto estadual, existe a possibilidade de aumento.

Futuro da gasolina e de outros combustíveis

No que diz respeito ao diesel, gás natural e gás de cozinha, ainda há vigência do teto e os preços não devem sofrer mudanças drásticas. Isso porque ainda são considerados essenciais para a população. No momento, o teto do ICMS para esses itens está fixado em 17%.

De todo modo, ainda não é possível confirmar o futuro do preço da gasolina e quais serão os impactos para os consumidores brasileiros. No entanto, sabe-se que o preço do tem vai variar de estado para estado, pois os valores do ICMS são estabelecidos de acordo com as determinações dos governos estaduais.

Imagem: Impact Photography / shutterstock.com