Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Preocupação com dívidas impulsiona queda da intenção de consumo das famílias; confira

Confira o cenário atual para a intenção de consumo das famílias brasileiras e entenda a cautela e conscientização da população.

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou sua terceira queda consecutiva, com uma diminuição de 0,5% em fevereiro. Este declínio foi atribuído principalmente à crescente apreensão das famílias em lidar com suas dívidas, especialmente aquelas pertencentes às faixas de renda média e baixa.

Apesar da queda, é relevante notar que o índice alcançou o patamar mais elevado para o mês de fevereiro desde 2015, evidenciando uma recuperação em comparação aos anos anteriores. Entretanto, o ritmo de crescimento anual desacelerou para 10,4%, uma tendência que teve início em setembro do ano anterior.

Intenção de consumo

Homem com sacola de compras em shopping
Imagem: MJTH / shutterstock.com

Todos os componentes do índice sentiram essa desaceleração, com destaque para o Momento para Duráveis, que apresentou a maior redução em sua taxa. Embora ainda registre o maior avanço anual em fevereiro, com 34,1%, houve uma queda mensal de 1,1%.

Assim, impulsionada pelo aumento da proporção de famílias que consideram inoportuno o momento para a compra desses bens. A despeito das taxas de juros mais favoráveis, o crescimento da carteira de crédito das pessoas físicas está desacelerando em relação aos resultados do ano anterior, sugerindo uma menor demanda por esses recursos.

Ademais, a redução da inadimplência indica que as famílias estão utilizando o crédito mais acessível para ajustar seus orçamentos, ao invés de aumentar seu endividamento.

Crescimento da Renda Atual

O crescimento da Renda Atual – ICF foi o único aspecto que registrou avanço mensal (+0,3%), impulsionado pela redução do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2023 em comparação com 2022, além da desaceleração da inflação em 12 meses desde setembro do ano anterior.

No entanto, o mercado de trabalho mostra sinais de desaceleração nas contratações, com a Perspectiva Profissional registrando a maior queda mensal em fevereiro.

Veja também:

Gasto dos brasileiros em cartões alcança R$ 3,73 trilhões em 2023

Apesar desses desafios, a Perspectiva de Consumo – ICF permanece acima do nível de satisfação, indicando uma cautela das famílias em relação aos gastos futuros. Ainda que haja uma redução na intenção de consumo, essa conscientização financeira reflete uma postura prudente por parte das famílias brasileiras diante de suas finanças.

Imagem: ViDI Studio / shutterstock.com