Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Preocupante? Shell vai fechar 1 mil postos de gasolina

A Shell anuncia o fechamento de mil postos de gasolina, destacando desafios no mercado de combustíveis e suas consequências.

A Shell, renomada empresa britânica do setor de energia, está ajustando seu curso em resposta às mudanças no mercado automotivo global, marcadas pelo aumento do interesse e das vendas de carros elétricos.

Em um movimento significativo para reduzir sua presença tradicional no mercado de combustíveis, a Shell anunciou planos para fechar cerca de 1.000 de seus aproximadamente 47.000 postos de gasolina ao redor do mundo até 2025, representando uma redução de cerca de 3% em sua rede global.

O objetivo é reestruturar suas operações para se adaptar e prosperar na nova era dos veículos elétricos.

Por que a Shell está fechando postos de gasolina?

Fachada de um posto de combustível da empresa Shell.
Imagem: gd_project / shutterstock.com

Esse ajuste estratégico da Shell reflete uma tendência global em direção a uma mobilidade mais sustentável, com um foco crescente na transição para alternativas aos combustíveis fósseis. A Europa, em particular, está testemunhando uma rápida adoção de veículos elétricos. Ela é impulsionada tanto por políticas governamentais quanto pela demanda dos consumidores por opções mais ecológicas.

Longe de simplesmente se retrair do mercado, a Shell está igualmente comprometida em expandir sua infraestrutura para veículos elétricos. Recentemente, a empresa divulgou planos para inaugurar 500 novos pontos de recarga de veículos elétricos até 2024.

Com aproximadamente 54.000 pontos de recarga já instalados globalmente, a Shell visa ampliar esse número para 70.000 até o final de 2025. Além disso, tem como meta atingir 200.000 pontos de recarga para veículos elétricos até 2030.

Como a transição para veículos elétricos afeta o mercado automotivo?

A movimentação em direção à eletrificação dos transportes é parte de um esforço maior para promover a sustentabilidade e combater o aquecimento global.

Diante da proibição de circulação de veículos a combustão em certas áreas da Europa e com fabricantes como a Volvo planejando se dedicar exclusivamente à produção de veículos elétricos a partir de 2030, a Shell busca se posicionar de maneira a permanecer relevante e competitiva nesse mercado em evolução.

Veja também:

Nubank libera R$ 4.590 na HORA com este novo procedimento!

Esse engajamento nos veículos elétricos indica uma adaptação estratégica da Shell às exigências do mercado e um comprometimento com práticas mais sustentáveis a longo prazo. Conforme a indústria automotiva avança em sua jornada rumo à eletrificação, a Shell procura se adaptar e florescer nesse novo cenário. Assim, apoiando a transição para modos de transporte mais limpos e sustentáveis.

Imagem: gd_project / shutterstock.com