Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Presidente faz pedido e produtos podem ficar mais baratos no Brasil

O presidente Lula sugeriu o lançamento de um programa para baratear produtos muito importantes aos brasileiros. Confira!

Nesta quarta-feira (12), durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sugeriu o lançamento de um programa com o objetivo de reduzir os preços dos eletrodomésticos, nos moldes da iniciativa que proporcionou descontos em carros populares. Essa proposta abrangeria itens como geladeiras, máquinas de lavar louça e fogões.

Lula pediu à Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento (MDB), e à Aloizo Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que “encontrem um jeito” para implementar essa ideia.

Proposta de baratear os eletrodomésticos

Durante a cerimônia de reinstalação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, Lula afirmou que o Executivo deve facilitar a compra de eletrodomésticos. Ele enfatizou que, se esses produtos estão caros, o governo deve baratear e “abrir a mão um pouquinho para facilitar a vida do povo”.

No entanto, ainda não há detalhes de como o programa irá funcionar. Ao ser questionada sobre o assunto, a ministra Tebet afirmou que o estudo da iniciativa não está em sua pasta e sugeriu que a imprensa procurasse o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Programa terá impactos positivos

A Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) afirmou que recebeu “com muita alegria” a intenção de Lula para incentivar o setor. Nos próximos quarenta dias, a entidade irá encaminhar ao governo federal sugestões de políticas públicas.

Jorge Nascimento, presidente-executivo da Eletros, ressaltou que essa medida traria impactos positivos para o meio ambiente. Ele também sugeriu que a iniciativa seja aliada ao Minha Casa, Minha Vida, proporcionando mais oportunidade ao setor, como aconteceu em 2013, quando foi lançado Minha Casa Melhor, que destinava crédito para que os beneficiários do programa habitacional comprassem eletrodomésticos.

Além disso, o governo federal poderia considerar a possibilidade de repetir medidas como a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos eletrodomésticos, assim como aconteceu em 2009, durante o segundo mandato de Lula. 

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil