Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Prévia da inflação de janeiro tem aumento de 0,31%; veja o motivo

Clique aqui e confira quais são as análises da inflação de janeiro: veja o que aumentou e o que reduziu este mês.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é uma prévia da inflação oficial do país, subiu 0,31% em janeiro, após ter registrado aula de 0,40% em dezembro, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Vale destacar que o valor ficou abaixo da expectativa do mercado financeiro que previa alta de 0,47% no mês de janeiro. Dos nove grupos pesquisados pelo IBGE, sete apresentaram alta em janeiro. O maior destaque foi o grupo Alimentação e Bebidas, com aumento de 1,53% no mês – uma forte aceleração comparada ao mês anterior (0,54%). Este aumento impactou o índice geral em 0,32 ponto percentual.

Dentre os alimentos, a batata-inglesa (25,95%), o tomate (11,19%), o arroz (5,85%), as frutas (5,45%) e as carnes (0,94%) foram os itens com maior alta. No entanto, a Alimentação fora do domicílio desacelerou, com alta de apenas 0,24% comparada aos 0,53% do mês anterior.

Inflação em janeiro: transporte vai na contramão dos demais setores

Imagem de um carrinho de mercado em miniatura e moedas com o símbolo "%" em cima, simbolizando índices como inflação e deflação
Imagem: Naiyana Somchitkaeo / Shutterstock.com

Por outro lado, o setor de Transportes registrou deflação em janeiro, com queda de 1,13%, por conta da diminuição no preço das passagens aéreas e dos combustíveis. Esse decréscimo resultou em uma contribuição negativa de -0,24 p.p. no índice geral.

Veja também:

Nubank libera novo recurso para usuários de iPhone

O preço dos combustíveis também caiu, com o etanol registrando diminuição de -2,23%, o óleo diesel de -1,72% e a gasolina de -0,43%. O único combustível que teve aumento de preços foi o gás veicular, com alta de 2,34%.

Em contraste, o setor de Saúde e Cuidados Pessoais teve alta de 0,56%, motivada principalmente pelo aumento no plano de saúde (0,77%). Itens de higiene pessoal (0,58%) também contribuíram para este aumento.

Impactos no mercado financeiro

Apesar de o IPCA-15 de janeiro ter ficado abaixo do que era esperado pelo mercado, os dados dos núcleos de inflação chamaram a atenção dos especialistas, sobretudo o desempenho do setor de Serviços. No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA-15 atingiu 4,47%,

As reações do mercado financeiro frente aos novos dados de inflação mostram a complexidade da gestão da economia e o quanto as expectativas podem variar, conforme os dados reais vão sendo divulgados.

Imagem: Bigc Studio / Shutterstock.com