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Procon revela a empresa que teve mais reclamações na Black Friday; confira

Grandes varejistas do país lideraram ranking de reclamações na Black Friday, conforme o Procon. Saiba mais!

A Black Friday brasileira de 2023, apesar de ser um dos eventos mais aguardados por consumidores ávidos por descontos, também foi marcada por uma onda de reclamações. Segundo dados do Procon-SP, mais de mil queixas de consumidores foram registradas no período. 

Curiosamente, mesmo sendo um dia significativo para o varejo, a data promocional acabou sendo marcada como uma das piores da história. Nesse sentido, grande parte das reclamações estava relacionada a problemas nas compras e contratações de produtos e serviços. Os dados foram divulgados pelo Money Times.

Neste ano, a Black Friday aconteceu oficialmente no último dia 24 (sexta-feira). No entanto, as grandes varejistas do país passaram a oferecer descontos assim que o mês de novembro começou. 

Quais foram as empresas com mais queixas na Black Friday?

Algumas das maiores empresas de varejo do país foram alvo das reclamações na Black Friday. Magazine Luiza, Netshoes e Época Cosméticos lideraram o ranking de reclamações, com 76 queixas, o que corresponde a 7,55% do total. Já o Mercado Livre recebeu 39 reclamações, enquanto Casas Bahia, Extra e Ponto foram alvo de 35 queixas.

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Além disso, no segmento de varejo alimentar, o Carrefour foi alvo de 32 queixas. As empresas de telefonia Claro, NET, Embratel e Nextel, por sua vez, acumularam 29 registros de pessoas insatisfeitas. 

Mulher insatisfeita com um cartão na mão na frente da tela do computador
Imagem: fizkes / shutterstock.com

Principais problemas relatados pelos consumidores

De acordo com o Procon-SP, as principais dificuldades encontradas pelos consumidores que fizeram reclamações na Black Friday foram:

  • Não entrega ou atraso na entrega dos produtos;
  • “Maquiagem de desconto”, quando o produto supostamente oferecido com desconto na verdade não apresentava uma redução de preço real;
  • Mudança de preço na finalização da compra;
  • Pedidos cancelados após a conclusão da compra. 

Por fim, problemas com produtos ou serviços entregues incompletos, danificados ou diferentes do pedido também foram uma grande fonte de reclamações. No ambiente virtual, o Procon-SP recebeu 295 consultas e orientações sobre o assunto.

Imagem: fizkes / shutterstock.com