Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Projeções do mercado financeiro para a economia se mantêm estáveis; confira

Dados do Boletim Focus apresentam projeções das instituições financeiras para a economia do país para este e próximos anos. Veja!

As projeções do mercado financeiro para os principais indicadores da economia se mantiveram estáveis, conforme aponta o Boletim Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (06). Com isso, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) indicado para este ano está em 4,63%. 

Para além da inflação, o boletim apresenta as estimativas para outros fatores da economia, para este e próximos anos, como taxa básica de juros, câmbio, balança comercial, PIB (Produto Interno Bruto), dentre outros. 

Apesar da manutenção nas previsões para a inflação deste ano, o mercado resolveu elevar as estimativas para o ano que vem. Desse modo, o IPCA de 2024 saiu de 3,90% para 3,91% nesta versão mais recente. 

Projeções do mercado para a economia

Sem mudanças nas projeções dos principais indicadores econômicos para 2023, o cenário se manteve da seguinte forma: 

  • IPCA: 4,63%;
  • Taxa Selic: 11,75%;
  • PIB: 2,89%;
  • Câmbio: R$ 5. 

Cabe destacar que, para a formulação do Boletim Focus, diversas instituições financeiras do país são ouvidas semanalmente, com publicações sempre às segundas-feiras. 

Veja também:

Santander fará grande pagamento este mês; saiba se você vai receber

Por fim, é importante reforçar que, neste momento, o IPCA está em 3,50% no ano e de 5,19% no acumulado de 12 meses, com base nas informações referentes ao mês de setembro. Enquanto isso, a Selic caiu para 12,25% na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). 

Gráficos verdes e vermelhos em tela, representando a economia brasileira
Imagem: Zakharchuk / shutterstock.com

Cenário estável para os próximos anos 

No que se refere aos indicadores principais da economia citados acima, para os próximos anos (2024, 2025 e 2026), houve alteração apenas para o IPCA de 2024, que subiu de 3,90% para 3,91%, como exposto anteriormente. 

Ou seja, as estimativas para o PIB, taxa de juros e câmbio se mantiveram as mesmas para todos os períodos considerados, o que representa certa estabilidade na visão do mercado a respeito da economia brasileira. Sendo assim, para o ano que vem, as projeções apontam para um PIB de 1,50%, para uma taxa de juros de 9,25% e para um câmbio de R$ 5,05. 

Imagem: Zakharchuk / shutterstock.com