Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Projeto de lei que permite que servidores sejam MEIs avança no Senado; saiba mais

Um projeto de lei que avançou no Senado Federal nesta semana propõe que servidores públicos podem se tornar MEI. Entenda!

Um projeto de lei (PL) avançou no Senado Federal na última terça-feira (19). Trata-se, portanto, da proposta que permite aos servidores públicos tornarem-se Microempreendedores Individuais (MEI) por meio do PL 2.332/2022.

Por sua vez, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) foi a responsável por dar i sinal verde para o avanço. Continue a leitura para mais informações!

PL prevê que servidores possam se tornar MEI

Projeto de lei permite que servidores se tornem MEI.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

O projeto de lei, apresentado pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e com parecer favorável do senador Irajá (PSD-TO), visa a modificação da Lei 8.112, de 1990. A ideia é permitir que os servidores públicos atuem como MEI, com exceções para aqueles em funções de confiança ou cargos de comissão, onde o regime de dedicação precisa ser exclusivo.

Ainda, Trad justifica a proposta evidenciando uma disparidade na atual legislação, que já permite ao servidor a realização de atividades remuneradas fora do serviço público mas não considera o empreendedorismo individual como uma possibilidade.

O senador argumentou também que proibir o servidor público de complementar legitimamente seus rendimentos e garantir melhores condições de vida.

Quais são os benefícios desta alteração?

Segundo o relator do projeto de lei, o senador Irajá, a medida busca corrigir uma incoerência no tratamento dado aos servidores públicos que desejam empreender. Permitir a atuação como MEI facilita o desenvolvimento de pequenos negócios, promovendo o empreendedorismo e oferecendo uma alternativa para o aumento da renda.

Ademais, vale destacar que a atividade de MEI destina-se àqueles que desejam iniciar um pequeno negócio, com receitas anuais limitadas a R$ 81 mil. A formalização como microempreendedor traz diversos benefícios, como acesso a produtos financeiros específicos, facilidades em licitações e segurança jurídica para o exercício da atividade.

Veja também:

Governo faz anúncio sobre distribuição de cestas básicas a beneficiários do Bolsa Família; confira

Porém, uma das principais preocupações com a aprovação deste projeto é a possibilidade de surgirem conflitos de interesse, situação que o próprio texto do PL busca prevenir. Enfatiza-se, portanto, a importância de monitorar e observar as atividades dos servidores que optarem pela abertura de um MEI. Logo, isso garantir que não haja prejuízos ao exercício de suas funções públicas, por exemplo.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com