Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Proteja-se dos golpes: Dicas para pagamentos por aproximação

Proteja-se contra golpes em pagamentos por aproximação e saiba como garantir sua segurança ao utilizar essa tecnologia!

Os pagamentos por aproximação se tornaram uma realidade cada vez mais presente no dia a dia dos consumidores. Porém, os usuários dessa tecnologia precisam ficar atentos a possíveis golpes financeiros relacionados a esse tipo de transação.

Assim, essa modalidade, facilitada pela tecnologia NFC (Comunicação de Campo Próximo, em tradução livre), permite realizar pagamentos de maneira rápida e sem a necessidade de contato físico, o que se mostrou particularmente vantajoso em tempos de pandemia de COVID-19, por exemplo. Saiba mais!

Como funcionam os pagamentos por aproximação?

Imagem de uma pessoa pagando por aproximação
Imagem: Yakobchuk Viacheslav / Shutterstock.com

O pagamento por aproximação baseia-se na tecnologia NFC, que permite a troca de informações entre dispositivos por meio de ondas de rádio em curtas distâncias. Para efetuar um pagamento, basta que o dispositivo do consumidor (seja um cartão, smartphone ou smartwatch) esteja próximo ao terminal de pagamento equipado com a mesma tecnologia.

Assim, esse método elimina a necessidade de inserir cartões, digitar senhas ou realizar qualquer ação que exija contato direto com o terminal. Aliás, a segurança de um pagamento por aproximação é algo que preocupa muitos usuários, especialmente à luz dos recentes relatos de fraudes. No entanto, essa modalidade de pagamento foi desenvolvida com várias camadas de segurança.

Por exemplo, para transações de valores mais altos, ainda é necessária a verificação por PIN ou assinatura. Além disso, dados sensíveis não são transmitidos diretamente, mas sim tokens de uso único, minimizando o risco de interceptação de informações críticas.

Veja também:

Nubank anuncia investimento de US$ 100 milhões em subsidiária; confira

Como prevenir golpes, afinal?

Embora os pagamentos por aproximação sejam, de modo geral, seguros, existem práticas que os usuários podem adotar para se proteger ainda mais:

  1. Mantenha o software atualizado: Certifique-se de que o software do seu dispositivo está sempre atualizado, pois as atualizações muitas vezes incluem melhorias de segurança;
  2. Use carteiras digitais: As carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay oferecem camadas extras de segurança, como a autenticação biométrica;
  3. Monitore suas transações: Revise regularmente as transações em seus extratos e configure alertas de transação, se disponível. Logo, isso auxilia a detecção rápida de atividades suspeitas;
  4. Seja discreto: Ao realizar um pagamento por aproximação, seja discreto e evite expor seu dispositivo a desconhecidos.

Tomando essas precauções, pode-se não somente aproveitar a praticidade dos pagamentos por aproximação mas fazê-lo com a tranquilidade de que medidas de segurança adequadas estão em vigor. Lembre-se, a informação é a primeira linha de defesa contra a fraude.

Imagem: Yakobchuk Viacheslav / Shutterstock.com