Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Provas do Concurso Nacional Unificado podem ser remarcadas para agosto; saiba mais

Entenda o adiamento do Concurso Nacional Unificado devido a enchentes no RS e os impactos para os candidatos. Veja novas datas!

No último domingo (5), estava previsto para ocorrer o Concurso Nacional Unificado (CNU). No entanto, o certame foi adiado devido às graves enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, gerando uma onda de ansiedade entre os candidatos que aguardavam a aplicação das provas.

A situação crítica provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul provocou mais do que transtornos físicos e emocionais. Nove das dez cidades que sediariam o concurso foram diretamente afetadas, obrigando a organização a reconsiderar a logística e planejamento do evento crucial para milhares de candidatos.

Nova data para o Concurso Nacional Unificado

Enquanto muitos candidatos expressam frustração com o atraso, outros veem o adiamento como uma oportunidade para estender seus períodos de estudo. Assim, essa mudança no calendário altera não apenas planos pessoais, mas também a preparação de muitos que visam uma vaga no serviço público.

De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI), responsável pela organização do concurso, há uma expectativa de que as provas sejam remarcadas para agosto de 2024. Dessa forma, uma reunião está programada para o início desta semana. Tendo como objetivo definir a nova data e garantir que todas as questões operacionais sejam adequadamente resolvidas.

Imagem de uma menina sorrindo de braços cruzados
Imagem: Divulgação/Governo Federal

Tragédia no Rio Grande do Sul

De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã desta segunda-feira (6), já são 83 mortos, 111 desaparecidos e 276 feridos devido aos temporais que têm assolado o Rio Grande do Sul desde a última semana.

Veja também:

Bolsa Família: mães solteiras poderão receber valor maior em maio

Além disso, a Defesa Civil divulgou outros dados importantes acerca da situação do estado gaúcho, sendo:

  • 141,3 mil pessoas fora de casa, sendo 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil em casas de familiares ou amigos;
  • 345 dos 496 municípios do Rio Grande do Sul tiveram algum tipo de problema relacionado aos temporais;
  • Ao todo, 850 mil pessoas foram impactadas pela catástrofe.

Imagem: Divulgação/Governo Federal