Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quais as dificuldades em minerar Bitcoin?

O Bitcoin é a criptomoeda que revolucionou o mercado financeiro, enriqueceu muitas pessoas e ainda continua a valer muito. Entenda mais!

A plataforma BTC coloca que a dificuldade de minerar Bitcoin alcançou o maior valor registrado até agora, atingindo 36,835 trilhões de hashes.

Mineração de Bitcoin: o que significa?

De maneira simplificada, mineração de criptomoedas se refere ao processo que consiste em extrair e validar novas transações com a moeda digital por meio de supercomputadores especializados.

O registro das validações é feito na Blockchain, que é o livro-razão público de criptomoedas, no qual já consta o armazenamento de transações passadas.

O livro-razão é chamado de Blockchain por se tratar de um bloco de registros. E hash, é o termo usado para quantificar o volume de registros processados pelos supercomputadores na mineração de moedas digitais.

Logo que um bloco é minerado, os usuários da rede, que rodam o software, podem fazer a validação, caso o trabalho tenha sido realizado corretamente, e praticamente sem custo.

O registro apresentado pela BTC mostra que mesmo já trabalhando com supercomputadores, os mineradores necessitam de mais capacidade computacional para poder solucionar os problemas matemáticos pertinentes ao processo de mineração.

Além disso, segundo Ray Nasser, que preside a Arthur Mining, mineradora de Bitcoin, no Brasil esse problema é ainda maior.

Enfim, porque o termo mineração?

É chamado de mineração de criptomoedas porque se parece muito com a mineração de outros commodities. Afinal, requer a via do empenho. E o esforço, de forma lenta, faz com que mais de uma moeda apareça e fique disponível a uma taxa semelhante a taxa de commodities, como o ouro.

Imagem: Tom Stepanov / Shutterstock.com