Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quais bancos permitem a antecipação do saque-aniversário do FGTS?

Saiba mais sobre quais são os bancos que permitem aos trabalhadores realizarem a antecipação do saque-aniversário do FGTS!

Muitos bancos permitem a antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Trata-se, portanto, de uma modalidade em que o trabalhador pode retirar uma parte do saldo de suas conta anualmente, no mês de seu aniversário.

Dessa forma, esse serviço funciona como um tipo de empréstimo com recebimento automático pelo banco através do FGTS do trabalhador. Saiba mais informações na sequência!

Bancos que oferecem antecipação do saque-aniversário do FGTS

Um celular exibindo o logotipo do FGTS sobre algumas notas de 20, 50 e 100 reais. Ao lado, uma pequena pilha de moedas.
Imagem: Etalbr / Shutterstock.com

Através da antecipação do saque-aniversário, é possível adiantar até cinco anos do valor que seria recebido mediante o saque-aniversário. Assim, o banco fornece o dinheiro e as prestações são recebidas diretamente do fundo do trabalhador.

Com essa modalidade, o trabalhador tem o direito de retirar, no mês de seu aniversário, um percentual de 5% a 50% do saldo do FGTS, além de um valor adicional. Para esclarecer, segue a lista com as taxas de antecipação do saque-aniversário, fornecidas pelos principais bancos:

Saiba mais sobre essa modalidade

No entanto, é importante salientar que ao escolher a modalidade de saque-aniversário para realizar a antecipação, o trabalhador perde o direito ao saque integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Logo, só será possível realizar o saque de 40% do valor referente à multa rescisória.

Veja também:

Como acessar a conta PJ do Nubank pelo celular e computador?

Ademais, uma proposta levantada em setembro de 2023 pelo Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, visa permitir que aqueles trabalhadores que optaram pela modalidade de saque-aniversário possam retirar o saldo remanescente do FGTS em caso de demissão.

Se aprovada, essa alteração na lei beneficiaria os trabalhadores demitidos a partir de 2020 que escolheram essa modalidade de saque, elimina a carência de dois anos para retornar à modalidade de saque-rescisão e espera-se que injeção aproximadamente R$ 14 bilhões na economia, de acordo com dados da Caixa Econômica Federal.

Imagem: Etalbr / Shutterstock.com