Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quais são as condições para as donas de casa se aposentarem?

Donas de casa tem direito a aposentadoria sob quais condições? Entenda agora como o INSS oferece benefício nesse caso.

As donas de casa podem se aposentar pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), desde que se enquadrem nos requisitos necessários, como contribuir para o INSS pelo menos por 15 anos, ter 62 anos, no caso das mulheres e os homens 65 anos.

Ademais, as donas de casa devem manter um registro das contribuições durante todo o período. Assim, essa modalidade de contribuição não possui nenhum vínculo empregatício. Entretanto, algumas regras básicas precisam ser seguidas:

  • Não ter renda própria de nenhum tipo;
  • Se dedicar apenas ao trabalho doméstico;
  • Possuir renda familiar de até dois salários mínimos;
  • Ter cadastro no CadÚnico e estar atualizado.

No mais, a contribuição precisa ser de pelo menos 5% do valor de um salário mínimo vigente e a pessoa também pode contribuir com uma quantia maior, se assim desejar, alcançando até 20% de um salário mínimo de contribuição. E quem não se enquadra nas regras, pode solicitar contribuir, sobre um salário mínimo, no Plano Simplificado.

Por que é importante pensar em aposentadoria?

Ainda, ser dona de casa pode ser considerado um trabalho árduo e todos que tem essa ocupação merecem ter direito a uma previdência. Entendendo isso, o INSS abriu a porta para esses casos, no qual a pessoa estará investindo no futuro. Assim, quando opta por pagar uma porcentagem maior, pode até mesmo se aposentar por tempo de contribuição, ao invés de por idade.

Além disso, permite que as pessoas se resguardem financeiramente e tenham em mente que ao menos um salário mínimo será seu de direito ao alcançar os 60 anos.

Como começar a minha contribuição?

Sendo assim, procure os canais oficiais do INSS, como o site do INSS, pelo telefone 135 ou em uma agência da Previdência Social, para fazer a inscrição como segurado. Contudo, as guias podem ser emitidas mensalmente ou serem cadastradas como pagamentos em débito automático.

Em suma, será necessário levar documentos, comprovações e escolher qual a porcentagem que gostaria de contribuir. Sendo possível escolher entre 11%, 20% ou 5%.

Imagem: Ground Picture / shutterstock.com