Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quais são as consequências de estar com o CPF irregular?

Seu CPF está irregular e você não sabe o que fazer? Descubra aqui quais são as consequências e como regularizar a situação!

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um documento de responsabilidade da Receita Federal. Logo, se o mesmo está irregular, suspenso ou nulo, é porque há alguma pendência ou irregularidade com o órgão em questão.

Quando uma pessoa está com o CPF irregular, ela fica impedida de realizar várias ações, entre elas:

  • Emitir passaporte;
  • Solicitar financiamentos;
  • Receber prêmios da loteria;
  • Participar de concursos públicos;
  • Realizar compra e venda de imóveis;
  • Abrir ou movimentar contas bancárias.

Ou seja, ficar com o CPF irregular causa diversas consequências, até mesmo para a vida cotidiana. Para verificar a situação do seu documento, basta acessar o site da Receita Federal, informar o número do CPF e a data de nascimento e realizar a consulta.

Como regularizar a situação do documento

Para regularizar a situação do seu CPF, é necessário ir até um posto de atendimento da Receita Federal ou realizar a solicitação através da internet, pelo site do órgão, na aba “Pedido de Regularização de CPF”. 

Entretanto, vale ressaltar que isso só pode ser feito se o motivo da suspensão não for a falta de entrega da declaração de Imposto de Renda dos últimos 5 anos. Além disso, dependendo do motivo, a Receita pode solicitar o comparecimento da pessoa em algum posto de atendimento para finalizar o processo.

O pedido de regularização do CPF também pode ser realizado nas agências do Banco do Brasil, Correios ou em unidades da Caixa Econômica Federal. Porém, nesses lugares, é cobrada uma taxa de cerca de R$ 7 reais pelo serviço.

CPF irregular e nome sujo são a mesma coisa?

Estar com o CPF irregular não quer dizer que a pessoa esteja com o “nome sujo”. Essas são situações diferentes que devem ser resolvidas de forma individual. Isso porque, como mencionado, o CPF irregular indica que existem pendências com a Receita Federal.

Já o nome sujo quer dizer que há algum tipo de dívida devido a um produto ou serviço que foi adquirido, mas não foi pago. Dessa forma, o nome da pessoa é enviado para os órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e Boa Vista.

Para “limpar o seu nome”, é preciso entrar em contato com a instituição à qual você está devendo e tentar realizar um acordo extrajudicial para quitar a dívida. Entretanto, seu CPF não fica irregular ou suspenso por conta da falta de pagamento. 

Imagem: rafapress / Shutterstock.com