Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quais são as regras do ID Jovem?

Assim como todos os benefícios do governo federal, o ID Jovem também possui suas regras. Descubra quais são elas.

Antes de explicar quais são as regras para ser contemplado pela Identidade Jovem (ID Jovem), é interessante destacar o motivo de sua implementação. Por lei, o governo federal deve garantir os Direitos Humanos de sua população, sobretudo quando nem mesmo através de seu trabalho o cidadão consiga suprir seus custos básicos.

Nesse sentido, um dos direitos humanos diz respeito ao transporte. Vale citar que o acesso à locomoção, consequentemente, garante também o acesso à cultura. 

Isso pois, quando pode se locomover, o indivíduo estará em contato direto com pessoas, hábitos e costumes diferentes de sua origem. Portanto, o ID Jovem foi instituído com o objetivo de fomentar a cultura e a locomoção. Para receber esse documento, é preciso seguir as regras apresentadas a seguir. 

Conheça os critérios do ID Jovem

Sendo um programa que alcança a população de baixa renda, a primeira etapa para ser incluído na lista é ter um registro no Cadastro Único (CadÚnico). O cadastro é efetuado pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). 

Feito isso, o próximo critério do ID Jovem diz respeito à renda per capita do requerente. Nesse caso, ela deve ser igual ou inferior a dois salários mínimos, valor que atualmente corresponde a R$ 2.640. 

Portanto, se você estiver com o CadÚnico em dia, com a renda per capita dentro do limite estabelecido e possuir entre 15 e 29 anos, é possível emitir o documento. Ademais, vale citar que não há obrigatoriedade de estar matriculado em alguma instituição de ensino. 

Quais são as vantagens do ID Jovem?

A iniciativa proporciona aos jovens de baixa renda a oportunidade de desfrutar de uma ampla gama de benefícios. Assim, o programa alcança seu objetivo de levar inclusão social aos indivíduos contemplados.

A vantagem de maior destaque são as vagas gratuitas ou com desconto no transporte interestadual. Além disso, ainda há uma isenção para emitir a Carteira de Identidade Estudantil e, por fim, um desconto de 50% em eventos artístico-culturais, tais como teatro e cinema.

Como emitir o documento?

Com o registro do CadÚnico efetuado, você pode acessar o site ou o aplicativo do ID Jovem, disponível para Android e iOS. Para isso, é necessário ter o Número de Inscrição Social (NIS) em mãos. Após a emissão, é preciso validar o documento neste link.

Por fim, para aproveitar os benefícios até a idade limite, é fundamental que você mantenha o CadÚnico atualizado a cada dois anos. 

Imagem: Antonio Guillem / Shutterstock.com