Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quais são os direitos das trabalhadoras domésticas?

Saiba mais sobre quais são os principais direitos das trabalhadoras domésticas no Brasil, incluindo jornada de trabalho e remuneração!

Os direitos das trabalhadoras domésticas são fundamentais para garantir condições de trabalho dignas e respeito aos seus direitos trabalhistas. Porém, para muitas delas, o cenário inclui falta de direitos básicos e circunstâncias desumanas para desempenhar suas atividades, além da ausência de respeito ao horário de trabalho e intervalos, por exemplo.

Dessa forma, saiba mais informações sobre os principais direitos dessa categoria de trabalhadoras no Brasil, assegurados pela legislação trabalhista e pela Constituição Federal. Continue a leitura!

Entenda os direitos das trabalhadoras domésticas

empregada doméstica de limpeza sorrindo em pé com roupa de cama no carrinho
Imagem: Shift Drive / shutterstock.com

Desde 2015, a legislação brasileira passou a garantir direitos mais sólidos aos trabalhadores domésticos. Veja quais são os principais pontos dessa mudança. Sendo assim, entre os direitos assegurados por lei, estão:

  • Registro imediato no eSocial desde o primeiro dia de trabalho, incluindo o período de experiência;
  • Salário não pode ser inferior ao mínimo nacional e o pagamento deve ocorrer até o dia 7 de cada mês;
  • Jornada de trabalho normal de até 8 horas por dia e 44 horas por semana;
  • Controle da jornada de trabalho obrigatório, com registro por qualquer meio manual, mecânico ou eletrônico;
  • Descanso semanal remunerado preferencialmente aos domingos, com intervalo de refeição de 1 a 2 horas;
  • Férias com acréscimo de 1/3 do salário normal, podendo se dividir em até 2 períodos;
  • Remuneração do trabalho noturno com acréscimo de pelo menos 20%;
  • Intervalo de 11 horas, no mínimo, entre duas jornadas de trabalho;
  • Direitos similares aos demais trabalhadores formais, incluindo 13º salário, vale-transporte, FGTS, aviso prévio, verbas rescisórias e estabilidade para gestantes.

Ademais, a fiscalização efetiva é fundamental para assegurar que os direitos dos trabalhadores domésticos sejam respeitados, evitando explorações e até casos de trabalho análogo à escravidão. Aliás, o governo planeja implementar campanhas e mais ações de fiscalização para fortalecer os direitos na esfera doméstica e prevenir violações graves.

Como os trabalhadores podem se proteger?

Conhecer os próprios direitos é o primeiro passo para que os trabalhadores domésticos se protejam contra abusos. Além disso, denúncias a órgãos competentes podem ajudar na aplicação da lei.

Veja também:

Crédito com garantia do Sebrae já está disponível para MEIs e pequenas empresas; saiba mais

Informações detalhadas sobre os direitos podem ser encontradas em cartilhas educativas fornecidas pelo Ministério do Trabalho. Estimular a conscientização e a denúncia são essenciais para a mudança desse cenário.

Imagem: Shift Drive / shutterstock.com