Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quais são os documentos necessários para revisão da vida toda do INSS?

Saiba o que você precisa para solicitar a revisão da vida toda do INSS, qual a documentação necessária e quem pode solicitar. Veja.

A revisão da vida toda do INSS é um direito dos trabalhadores aposentados, que garante um reajuste no cálculo dos benefícios. Assim, incluem-se no cálculo total todas as contribuições que o trabalhador fez durante sua vida, e não apenas as realizadas a partir de 1994.

Qualquer trabalhador pode solicitar a solicitação – mas é importante realizar esse processo apenas se tiver certeza que as contribuições antes do período são maiores do que após. Do contrário, a sua contribuição, ao invés de aumentar, pode acabar diminuindo.

Quais os documentos necessários para a revisão da vida toda do INSS?

imagem de celular com aplicativo do INSS e carteira de trabalho
Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com

Para dar início ao processo de Revisão da Vida Toda do INSS, é necessário apresentar uma série de documentos, tais como:

  • CPF e Identidade;
  • Cartas de concessão;
  • Processo administrativo;
  • Extrato Previdenciário (CNIS), Carteira de Trabalho, Carnês de Contribuição e documentações que comprovem contribuições que não estão registradas no CNIS.

Veja também: Moeda de 1 real das Olimpíadas pode valer até R$ 300

Caso as suas contribuições não apareçam no CNIS, é importante providenciar quaisquer comprovantes que evidenciem o pagamento durante o período.  Isso é especialmente frequente para períodos de trabalho pré-1982, que comumente não são mencionados no CNIS. Comprovantes de pagamento, contracheques, holerites, microfichas e alterações de salários na Carteira de Trabalho podem ser úteis nessa situação.

Como realizar a solicitação?

A solicitação da Revisão da Vida Toda do INSS requer a assistência de um advogado, pois o processo é realizado exclusivamente via Justiça. Isso ocorre porque o INSS não atualiza valores de aposentadoria administrativamente, e essa modalidade de revisão necessita de aprovação judicial. Quem realiza pedidos via site, aplicativo Meu INSS (Android, iOS), telefone 135 ou diretamente numa agência da Previdência normalmente recebem negativa.

Por fim, a revisão da vida toda do INSS está disponível para quem se aposentou antes da Reforma da Previdência (13/11/2019), recebe aposentadoria há menos de 10 anos e possui salários anteriores a julho de 1994. Caso enquadre-se nesse perfil, a revisão poderá beneficiá-lo, aumentando o valor do benefício.

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com