Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Qual a diferença entre empréstimo e financiamento?

Para saber qual modalidade é mais compatível com seu objetivo, é importante entender como empréstimo e financiamento funcionam. Veja!

Empréstimo e financiamento são duas formas de obter dinheiro emprestado para financiar um projeto, adquirir um bem ou lidar com uma emergência financeira.

Ambos os termos se referem ao ato de pegar dinheiro emprestado de uma instituição financeira com a promessa de devolver em um prazo específico e com pagamento de juros.

Contudo, embora sejam similares, existem diferenças entre as duas formas de conseguir dinheiro, que podem, de acordo com a sua realidade, determinar qual o mais vantajoso. Sendo assim, você sabe qual é a diferença entre empréstimo e financiamento? Veja a explicação a seguir.

Qual é a diferença entre empréstimo e financiamento?

De modo geral, para saber qual modalidade é mais compatível com seu objetivo, é importante entender como ambos funcionam. Sendo assim, a maior diferença entre as duas formas está ligada ao modelo de pagamento, tanto da instituição quanto do cliente.

Isso porque o empréstimo se refere geralmente a um sistema de pagamento antecipado. Cartões de crédito, empréstimos e outros modelos nos quais a instituição financeira entrega o dinheiro sob a promessa de pagamento com parcelas e juros.

Já o financiamento, geralmente destinado à compra de imóveis, automóveis e bens objetivos, significa que o cliente não recebe o dinheiro.

Nesses casos, o dinheiro vai direto para quem faz a venda e o cliente apenas determina — assim como no empréstimo — as parcelas e juros cobrados, sem receber o dinheiro em mãos.

Empréstimo e financiamento: qual a melhor opção? 

Podemos dizer que a resposta basicamente depende do seu objetivo, assim como do quanto você consegue em cada uma das modalidades.

Para determinar, antes é preciso entender se o que será comprado é especificado pelo credor, ou seja, quem empresta o dinheiro sabe o que você irá comprar.

No caso do empréstimo, não importa muito o motivo. Geralmente o pedido de empréstimo está sujeito a à análise do seu histórico ou, no mínimo, algum bem como condição para o pagamento do valor. Nesses casos tudo vai depender do quanto a sua análise de crédito vai liberar para o seu CPF.

Já quando falamos de financiamento, o credor deve saber o que você irá comprar. Então, também sob análise, a instituição financeira financia o seu pedido, por exemplo, de um imóvel ou carro, assim como determina o valor das parcelas com juros.

Dessa forma, entre empréstimo e financiamento, o mais indicado é aquele que melhor atende às suas necessidades.

Imagem: Freedomz / Shutterstock.com