Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Qual a diferença entre juros sobre capital próprio e dividendos?

Saiba as diferenças entre Juros sobre Capital Próprio (JSCP) e dividendos e entenda as vantagens de cada um.

Juros sobre capital próprio (JSCP) e dividendos são duas formas de remuneração que as empresas podem oferecer aos seus acionistas. Embora sejam semelhantes em alguns aspectos, há diferenças importantes entre eles.

Basicamente, os juros são calculados sobre o valor do capital próprio investido na empresa e são distribuídos aos investidores, geralmente de forma trimestral ou semestral. Já os dividendos são a distribuição dos lucros obtidos aos seus acionistas.

Em época de declaração do Imposto de Renda, é válido ressaltar que uma das principais diferenças entre ambos está relacionada justamente com a tributação. Isso porque um deles é considerado uma despesa dedutível e o outro não.

Diferenças entre juros sobre capital e dividendos

Uma das principais diferenças entre JSCP e dividendos está na tributação, como mencionado anteriormente. Os JSCP são considerados uma despesa dedutível do Imposto de Renda para a empresa, o que reduz o valor a ser pago. Já os dividendos não são considerados dedutíveis.

Outra diferença está na forma como os JSCP e os dividendos são contabilizados no balanço patrimonial da empresa. Os JSCP são registrados como uma despesa financeira e são deduzidos do lucro líquido do negócio. Já os dividendos são registrados como uma distribuição de lucros e reduzem o valor do patrimônio líquido da companhia.

É importante dizer que nem todas as empresas oferecem JSCP aos seus acionistas. Essa forma de remuneração é mais comum em empresas de capital aberto que possuem uma grande base acionária. 

Em contrapartida, os dividendos são mais comuns em empresas de todos os portes, uma vez que a distribuição dos lucros é uma forma de recompensar seus investidores.

Vantagens 

Os juros sobre capital próprio podem trazer diversos benefícios para as empresas e seus acionistas, como redução da carga tributária, flexibilidade na distribuição de lucros, atração de investidores, aumento da rentabilidade da empresa e melhoria na governança corporativa. 

Os dividendos também apresentam diversos benefícios para as companhias e seus acionistas, incluindo retorno, estabilidade, sinalização de saúde financeira, menor tributação e flexibilidade na utilização de recursos. 

Imagem: TaniaKitura / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital