Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Qual é a diferença entre custo fixo e variável e como calcular?

Entender a diferença entre custo fixo e custo variável pode ser a chave para levar seu negócio ao sucesso. Aprimore sua gestão agora!

Aprender a identificar e diferenciar custo fixo e custo variável em um negócio é crucial para a saúde financeira de qualquer empresa, uma vez que cada tipo de despesa demanda seu próprio planejamento.

Então, se você ainda tem dificuldades para separar cada gasto, entenda a seguir as principais diferenças entre esses dois tipos de custos e como a gestão correta pode te guiar até o sucesso do seu negócio.

O que é custo fixo?

Um custo fixo é uma despesa que a empresa sempre terá independentemente do volume de sua produção ou quantidade de serviços prestados. Esses custos não alteram sua quantia com o aumento ou diminuição da produção. Aluguéis, salários e energia elétrica, por exemplo, são alguns custos fixos comuns à grande maioria dos negócios.

O que é custo variável?

O custo variável, ao contrário do custo fixo, representa despesas que mudam de acordo com o volume de produtos fabricados ou serviços prestados pela empresa. Eles dependem diretamente da quantidade de produção. Alguns exemplos de custos variáveis são a matéria-prima, a comissão de vendas e o transporte de mercadorias.

Importância de identificar cada despesa

Pessoa realizando cálculos com calculadora e segurando um lápis enquanto faz anotações no papel
Imagem: Joyseulay / shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital

Identificar corretamente os custos fixos e variáveis de um negócio é crucial para a gestão financeira. Dessa forma, é possível planejar e prever as despesas futuras, otimizar a produção e precificar corretamente os produtos ou serviços.

Veja também:

Afinal, vale a pena fazer um MBA?

Tendo em vista que um preço de venda mal calculado pode levar à perda de lucratividade ou até mesmo ao prejuízo, siga estes três passos básicos para separar custo fixo e custo variável no seu negócio:

  1. Faça um levantamento completo de todas as despesas da sua empresa;
  2. Separe as despesas que ocorrem de forma regular e dificilmente irão variar, como o aluguel e os salários (estes são os seus custos fixos);
  3. Em seguida, separe as despesas que variam conforme o volume de produção ou serviços prestados (são estes os seus custos variáveis).

Imagem: Joyseulay / shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital