Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Qual é a função do Banco Central na economia brasileira?

O Banco Central cumpre diversas funções, como agente fiscalizador e regulador da economia do Brasil. Saiba mais!

Também conhecido como Bacen ou BC, o Banco Central do Brasil é a instituição responsável pelo processo de regulação da economia do país. Em suma, é ele quem atua em prol da estabilidade e autoridade monetária brasileira, assim como fiscaliza as empresas do setor financeiro.

Por meio do BC, os bancos e outras instituições integram um sistema competitivo justo, respeitando as determinações do Conselho Monetário Nacional (CMN), associado diretamente ao Ministério da Economia. Mas, afinal, qual é a função do BC na economia do Brasil? Entenda a seguir.

Qual é a função do Banco Central?

O Banco Central cumpre muitas funções como agente fiscalizador e regulador da economia do Brasil. Oficialmente, a sua missão é:

“garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade”.

Assim, o Banco Central cuida da circulação da moeda do Brasil. Sendo assim, se o BC julgar que o valor disponível não é suficiente, ele vai ter que colocar mais dinheiro para girar. Dessa forma, a instituição consegue prezar pelo equilíbrio econômico da nação.

Ademais, o Banco Central cuida da supervisão do sistema financeiro; dos bancos; do governo; e da execução da política monetária e cambial. Além disso, o BC busca controlar a inflação. Atua como fonte de informação das taxas de câmbio e fornece dados a respeito das taxas de juros e práticas do mercado de crédito.

Por fim, o BC também orienta tarifas bancárias e quais serviços devem ser oferecidos pelos bancos, bem como cuida da calculadora do cidadão.

Qual a importância do Banco Central para economia?

Em suma, o Banco Central é o órgão mais importante e forte da economia do Brasil. Inclusive, a instituição já tem mais de 50 anos de regulação. Além de fiscalizar as instituições, a transparência em operações de crédito e investimento justificam a importância estratégica do BC.

Sendo autônomo do governo, a sua execução de políticas monetárias possibilita uma maior segurança no setor econômico. Além disso, as pessoas físicas e jurídicas possuem maior garantia de direitos, bem como uma comunicação melhor com os seus bancos, graças ao trabalho do BC.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com