Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quanto a poupança rende com a mudança da Selic?

A queda da taxa Selic impacta seus investimentos em renda fixa. Entenda a influência no rendimento da poupança e CDBs.

Na quarta-feira, dia 20 de setembro, o Central do anunciou um corte na Taxa de 0,50 ponto percentual, levando a Selic para 12,75% ao ano. Essa decisão tem impacto direto nos investimentos de fixa, influenciando o de aplicações como a , Certificado de Depósito Bancário (CDB) e o Tesouro Selic.

Com a diminuição da Taxa Selic, portanto, os rendimentos dos investimentos em devem sofrer uma redução. A poupança, mesmo não sendo o mais rentável, oferece retorno acima da inflação e chega a superar alguns CDBs e fundos de investimento.

A influência do corte na Selic nos rendimentos

Tecidos em verde e amarelo ao fundo, com cubos de madeira que formam a palavra Selic.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

O corte na Selic afeta também as aplicações que acompanham o Certificado de Depósito Interbancário (), taxa cobrada entre as operações dos e que normalmente segue a Selic. Entre essas aplicações, estão os CDBs e os Fundos DI.

Leia também: Em crise, Casas Bahia faz saldão de produtos pela metade do preço até 30 de setembro

O rendimento da Caderneta de Poupança, por outro lado, é afetado pela Taxa Referencial (TR), além de ter um rendimento fixo de 0.5% ao mês. Durante um período, a TR permaneceu zerada, porém, atualmente, está acima de zero, o que contribui significativamente para um melhor rendimento da poupança. Dessa forma, o retorno da poupança está em 8,39% ao ano.

Perspectivas para o investidor

A estimativa de inflação para 2023 é de 4,27%, segundo o Boletim Focus, divulgado em 15 de setembro pelo Banco Central. Ademais, com o decréscimo da expectativa da inflação, mesmo com a redução da Selic, a expectativa é de que os rendimentos reais para algumas aplicações sejam superiores ao esperado quando a taxa estava em 13,25%.

Por fim, é importante ressaltar que cada investidor deve avaliar seu perfil de investimento, buscando a orientação de especialistas de confiança antes de realizar qualquer investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender das condições de mercado.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com