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Quanto custa manter um funcionário para quem é MEI?

Você é MEI e está precisando contratar alguém para ajudá-lo no negócio? Veja aqui quanto será necessário investir.

Ao começar o negócio, o MEI gere suas tarefas sozinho. Porém, várias vezes, estas responsabilidades acumulam mais do que se pode administrar e surge a necessidade de contratar um funcionário para compartilhar estes deveres.

Ademais, vale esclarecer que, ao contratar um funcionário, deve-se observar algumas regras do MEI para evitar o desenquadramento na categoria. Assim, neste texto, você vai entender mais sobre essas questões, desde os pré-requisitos para ser um MEI até como proceder na contratação de um funcionário.

Quem pode ser MEI e quando contratar um funcionário?

O regime MEI foi criado para facilitar a legalização de pequenos negócios e autônomos. Porém, existem alguns limites e regras para se enquadrar nesse perfil, como um faturamento máximo de R$ 81 mil ao ano e possibilidade de apenas um funcionário contratado que deve receber o salário mínimo nacional ou o piso salarial da categoria.

Dessa forma, é importante se planejar e conhecer bem suas opções e custos antes de partir para a contratação de um funcionário.

Veja o que é necessário para contratar um funcionário

Contratar um funcionário como MEI envolve alguns custos que vão além do salário base da categoria ou o mínimo em vigor que é R$ 1.320. É preciso também considerar os encargos trabalhistas. Segue abaixo uma lista detalhada incluindo os principais custos:

  • Salário mensal: R$ 1.320;
  • FGTS mensal (8%) – R$ 105,60;
  • INSS patronal mensal (3%) – R$ 39,60;
  • 13° salário e encargos (9,25%) – R$ 122,10;
  • Férias e encargos (12,33%) – R$ 162,76;
  • Provisão de multa para rescisão (3,20%) – R$ 42,24.

Os custos acima agregam um total mensal de R$ 1.792,30.

Após definir o valor do salário do seu futuro funcionário e sua adequação ao perfil necessário, é necessário solicitar alguns documentos para a contratação formal, como carteira de trabalho, cartão do PIS, RG, CPF, título de eleitor, certificado de reservista, atestado médico admissional, e certidão de nascimento ou casamento dele e dos filhos, se tiver.

Com todos os documentos em mãos, o próximo passo é buscar um contador para realizar o registro do novo colaborador.

Imagem: H_Ko | shutterstock.com