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Quanto tempo demora para ter o Bolsa Família DESBLOQUEADO? Confira

Confira aqui as possíveis causas do bloqueio de seu benefício e entenda quanto tempo vai demorar para que você receba as parcelas novamente!

Diversos beneficiários do programa Bolsa Família podem enfrentar o bloqueio de seus pagamentos em algum momento. Isso pode ocorrer devido a possíveis erros nos critérios de elegibilidade. Portanto, o Governo realiza esses bloqueios para prevenir fraudes e garantir que o auxílio seja direcionado, de fato, a famílias em situação vulnerável.

No entanto, se houver exclusão injusta do programa, as famílias ainda têm a chance de recuperar o benefício e desbloquear o depósito dos valores. Nesse contexto, entenda as causas para essa situação e confira qual é o prazo de desbloqueio do Bolsa Família.

Quais são as possíveis razões para o bloqueio do Bolsa Família?

Inicialmente, o beneficiário deve investigar a razão do bloqueio das parcelas. Entre as possíveis causas, destacam-se:

  • Dados cadastrais desatualizados no Cadastro Único por um período superior a 24 meses, como endereço e número de telefone;
  • O não cumprimento das condicionalidades estipuladas, como manter as vacinas em dia, o acompanhamento pré-natal e nutricional (para crianças menores de 7 anos) e o atendimento à frequência mínima na escola para crianças (de 4 a 5 anos, ao menos 60% de frequência; de 6 a 18 anos, no mínimo 75%);
  • A falta de atualização das informações de renda familiar, visto que o valor mensal per capita da família não pode exceder R$ 218. Se a renda per capita ultrapassar esse valor, mas ficar abaixo de meio salário mínimo (R$ 660), a família se encaixará na Regra de Proteção, tornando-se elegível para receber o benefício em quantia reduzida por até dois anos.

Como realizar o desbloqueio

Em caso de bloqueio do seu Bolsa Família, é possível reverter a situação e receber novamente o benefício em cerca de 90 dias. Assim, é possível voltar a receber as parcelas e também os valores atrasados.

O primeiro passo é dirigir-se ao centro de atendimento onde realizou o cadastro. Lá, poderá buscar a regularização de sua situação como beneficiário, para retomar o recebimento do auxílio, conforme as orientações fornecidas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Imagem: Divulgação / Ministério do Desenvolvimento Social (Roberta Aline)