Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quase 1 milhão de brasileiros poderão receber seus pagamentos ANTECIPADAMENTE; entenda

Veja quem vai poder receber os seus pagamentos mais cedo em setembro e descubra o motivo para a antecipação

O Governo dá ótima notícia para os brasileiros. No mês de setembro, quase 1 milhão de pessoas vão receber os seus pagamentos mais cedo. Além disso, os interessados também poderão conseguir um valor extra este mês, mas deverão devolvê-lo depois.

Nas últimas semanas, o Rio Grande do Sul foi alvo de um ciclone tropical. Várias cidades sofreram grandes prejuízos com as fortes chuvas, e milhares de pessoas ficaram desalojadas ou perderam tudo o que tinham.

Diante disso, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) resolveu adiantar os pagamentos de todos os beneficiários da autarquia que moram na região atingida pelas chuvas. A ideia é garantir que as vítimas tenham os recursos necessários para conseguir refazer a sua vida.

Quem receberá o adiantamento dos pagamentos?

De acordo com o INSS, todos os beneficiários que moram em cidades do Rio Grande do Sul que declararam situação de calamidade pública vão receber as suas aposentadorias, pensões ou auxílios mais cedo.

Imagem: Andrzej Rostek / Shutterstock.com

Geralmente, o calendário de repasses do INSS começa nas últimas semanas do mês e vai até o mês seguinte. Entretanto, em setembro, os segurados das 79 cidades gaúchas atingidas pelo ciclone vão receber o seu dinheiro no dia 25 de setembro.

Veja também:

Governo divulga lista de aprovados do Bolsa Família em setembro; confira

Nesse caso, todos vão receber independentemente do valor dos seus benefícios ou do final do seu cartão de inscrição. Dessa forma, o governo vai fazer R$ 1,21 bilhões em pagamentos para os mais de 700 mil segurados da autarquia na região.

Benefício extra

Os segurados que recebem pagamentos de caráter permanente, como as aposentadorias, poderão pedir um benefício extra no mês de setembro. Ele terá o mesmo valor que os repasses tradicionais, contudo os segurados deverão devolver esse montante para a autarquia.

A devolução será feita em até 36 parcelas, descontadas diretamente do dinheiro dos segurados. Além disso, os descontos vão começar no terceiro mês após o recebimento do recurso extra. Por fim, o INSS pede até 5 dias úteis para aprovar ou não o pedido. 

Imagem: Andrzej Rostek / Shutterstock.com