Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quem deve renovar o CadÚnico até outubro?

O prazo para atualizar no calendário do CadÚnico mudou. Confira até quando você precisa comparecer para atualizar seus dados.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O prazo para atualizar as informações mudou no calendário do CadÚnico (Cadastro Único). O banco de dados que define quem será contemplado para participar dos programas sociais do governo federal, teve a data limite de revisão cadastral prorrogada até o dia 14 de outubro.

Por causa da prorrogação, é provável que a fila de famílias que estão esperando para receber o novo Auxílio Brasil de R$ 600 diminua. Por esse motivo, mais grupos poderão atualizar seus dados para evitar que seja cancelada a inscrição no programa social.

Se o beneficiário não fizer a atualização, o benefício será bloqueado ou até cancelado, caso sejam encontrados problemas no cadastro. A revisão cadastral é um recurso para que seja feita a atualização de seus registros no CadÚnico.

Como é feita a averiguação cadastral?

A averiguação verifica as informações do CadÚnico, com base nos dados informados em outros registros administrativos federais. Utilizando o cruzamento de dados, caso sejam identificadas inconsistências, será necessário que o grupo comprove que ainda é elegível para receber o Auxílio Brasil.

Excepcionalmente, o ministério ordenou que o processo de revisão deste ano ocorresse de maneira diferente. Somente as famílias com cadastro atualizado pela última vez em 2016 ou 2017 precisam fazer a atualização.

O processo está em andamento desde fevereiro e inclui 8 milhões de famílias. É fundamental fazer a revisão se a família estiver há mais de dois anos sem alteração, ou que precise atualizar informações antigas caso haja:

  • Alteração na renda;
  • Mudança de endereço;
  • Mudança na composição familiar;
  • Mudança na situação de trabalho.

Calendário do CadÚnico

Quem foi convocado para averiguação e atualização dos dados por causa do vencimento dos dois anos, ou por alterações, precisa comparecer a um Cras (Centro de Referência de Assistência Social), ou a um posto de atendimento do CadÚnico.

A revisão é necessária para garantir que os dados registrados no Cadastro Único sejam conforme a realidade das famílias. Desta forma, as parcelas de benefícios como o Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e BPC (Benefício de Prestação Continuada) poderão ser recebidas.

As famílias cadastradas no CadÚnico podem checar se seus dados estão atualizados através do aplicativo, que também informará se é preciso fazer a revisão cadastral ou se está sob averiguação. É importante lembrar que, se os registros não estiverem regularizados, o cadastro será excluído do banco de dados a partir de julho de 2023.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com