Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quem mora sozinho não pode mais receber o Bolsa Família? Entenda

As novas mudanças no programa Bolsa Família trazem impacto nas famílias unipessoais. Descubra como o acesso ao benefício pode ser afetado

Em uma nova e ousada jogada do governo, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) implementou uma regulamentação que mudou o panorama de acesso ao programa Bolsa Família. O foco principal está nas famílias unipessoais – indivíduos que vivem sozinhos e, até então, eram elegíveis para o benefício.

A nova diretriz surgiu como resultado de estudos incrementais e suspeitas de irregularidades com os beneficiários desse grupo. A principal questão que fez ecoar essa mudança se baseia na necessidade de tornar o Bolsa Família um programa mais acurado e benéfico para famílias que se encontram em circunstâncias de vulnerabilidade socioeconômica.

Entenda as novas regras para as famílias unipessoais no Bolsa Família

Homem sentado em sofa sozinho ao lado do logo do Bolsa Família
Imagem: Prostock-studio / shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital

O processo iniciou em março, com a implementação do processo de Averiguação Cadastral no Cadastro Único. Isso porque constatou-se que 22% do total de beneficiários do Bolsa Família eram de famílias unipessoais. Dessa forma, surgiu uma suspeita de que pessoas de uma mesma família estariam simulando fazer parte de diferentes grupos familiares para coletar benefícios múltiplos.

Sendo assim, há agora um limite de famílias unipessoais por município para o recebimento do Bolsa Família. Ademais, de um total de 5 milhões de famílias unipessoais, cerca de 900 mil foram desqualificadas, fato gerado por um alerta do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre possíveis fraudes.

Qual o impacto da nova política para as famílias unipessoais?

O governo federal está diante de um difícil desafio: encontrar um equilíbrio onde possa otimizar os recursos do programa, mas, ao mesmo tempo, proteger os direitos daqueles indivíduos que mais necessitam desse suporte financeiro. Logo, é preciso uma atenção particular na implementação das novas regras.

Veja também:

Haddad quer dar boa notícia para os brasileiros; entenda

Por fim, ocorreram longas discussões sobre o futuro das famílias unipessoais no programa Bolsa Família. Como essa mudança poderá afetar seu acesso ao benefício? Não há respostas definitivas, mas existem preocupações de que os já beneficiários e os novos inscritos possam ser barrados. As medidas, no entanto, têm como objetivo evitar fraudes e otimizar a distribuição para os que mais necessitam.

Imagem: Prostock-studio / shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital