Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quem será obrigado a emitir o Novo RG a partir de agosto?

As emissões do novo RG já começaram, podendo ser adquirido gratuitamente nos postos oficiais dos órgãos públicos estaduais. Saiba mais.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

As emissões do novo RG já começaram, podendo ser adquirido gratuitamente nos postos oficiais dos órgãos públicos estaduais, como a Secretaria de Segurança Pública. O novo formato do documento irá unificar o antigo Registro Geral (RG) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). 

Neste sentido, é importante ressaltar que apesar do documento ser obrigatório para todos os cidadãos de até 60 anos, ele será substituído gradativamente, enquanto a versão antiga continua válida até 2032. 

Segundo o Ministério da Economia, somente serão emitidas as novas identidades para os cidadãos que estão com as informações do CPF corretas e atualizadas. Aqueles que não possuírem ou estiverem com informações incorretas em seu documento, deverão procurar o atendimento da Receita Federal para solucionar a situação.

Além disso, também será disponibilizado o RG Digital para qualquer aparelho móvel. Assim, ao solicitar o novo documento, os órgãos estaduais irão validar a identificação do cidadão pela plataforma Gov.br.

Como verificar se minha região está emitindo o novo RG?

Para conferir se a sua região está emitindo o novo modelo de RG, é possível buscar informações junto às Redes Poupa Tempo e Expresso Cidadão. Logo, para solicitar a nova versão, será necessário apresentar a sua certidão de nascimento ou casamento.

Dessa forma, as instituições responsáveis pela emissão do novo RG que não estiverem aptas para o procedimento, terão até o dia 6 de março de 2023 para adaptação.

Atualizações no RG

A principal atualização do RG é que agora o documento estará disponível também em um app, podendo ser autenticado via QR Code e funcionar mesmo em modo offline. Sendo assim, a validação eletrônica tem o intuito de diminuir os casos de falsificação.

Além disso, o Novo RG Digital servirá como passaporte para viagens nos países do Mercosul, e a possibilidade é dada por meio da emissão do código MRZ (Machine Readable Zone), estilo padrão internacional.

Qual será a validade do novo RG?

O novo formato do RG terá como validade:

  • 0 a 12 anos: validade de 5 anos;
  • de 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos;
  • a partir de 60 anos, validade indeterminada.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Governo do Brasil / Reprodução