Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quem tem até 30 anos já pode emitir o novo RG; confira

O Novo RG conta com elementos gráficos que evitam que haja falsificação do documento. Confira mais detalhes!

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), conhecida como novo RG, é válida em todo o Brasil e informa somente o CPF como número de identificação, sendo implantado no intuito de evitar fraudes. Dessa forma, o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) começou a emitir o documento para pessoas com até 30 anos.

Assim, no total, já foram emitidas cerca de 170 mil unidades no Rio de Janeiro. Vale lembrar que a CIN está sendo disponibilizada por fases divididas em faixa etária. Sendo que, em janeiro, teve início a emissão para crianças com idade entre 0 e 11 anos. Já em abril, passou a ser disponibilizada para também para jovens até 18 anos.

Novo RG

O Novo RG conta com elementos gráficos que evitam que haja falsificação do documento, além de um QR Code que possibilita a verificação de autenticidade e a consulta se ele foi furtado, extraviado ou clonado. Ademais, o novo RG pode ser utilizado como documento de identidade, já que possui o MRZ, um código internacional utilizado em passaportes.

Glaucia Paz, presidente do Detran-RJ, falou ao jornal O DIA sobre a importância do novo RG e destacou que o documento “evita a duplicidade de registros e dificulta fraudes”. Além disso, Paz lembrou que atualmente o cidadão pode emitir um RG diferente em cada estado do Brasil. Mas, que com a CIN isso irá acabar.

Pessoa segurando o RG (Registro Geral) que acabou de ser emitido.
Imagem: Lucas Alesso / shutterstock.com

Como emitir o documento

Enfim, a primeira via da CIN é isenta de taxas e para solicitar o documento é preciso apresentar a certidão original de nascimento ou casamento e documento de inscrição no CPF, caso não possua, é preciso emiti-lo junto à Receita Federal.

Ademais, a CIN também está disponível no formato digital e pode ser acessado através do aplicativo Gov.br (disponível para Android e iOS). Além disso, de acordo com o decreto que instituiu o Novo RG, o documento anterior tem validade até 28 de fevereiro de 2032. Já os idosos a partir dos 60 anos não serão obrigados a aderir ao novo documento.

Imagem: Lucas Alesso / shutterstock.com