Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quem trabalhar Natal e Ano Novo vai ganhar adicional no salário?

Muitos brasileiros podem trabalhar no Natal e no Ano Novo e precisam estar atentos às regras relacionadas. Saiba mais!

O Ministério do Trabalho havia emitido uma portaria dizendo que empresas comerciais e de serviços só poderiam funcionar em feriados, como Natal e Ano Novo,  mediante negociação com os sindicatos ou se a lei municipal permitisse. 

Entretanto, a reação negativa dos varejistas e mobilizações no Congresso para revogação desta decisão fizeram com que a portaria passasse por uma revogação. O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, declarou que essa questão será revisitada em março.

Natal e Ano Novo: como fica a situação do trabalho?

As discussões recentes sobre o assunto não afetarão as obrigações laborais nos feriados de Natal (em 25 de dezembro de 2023) e Ano Novo (1 de janeiro de 2024). Empregadores ainda podem convocar seus funcionários para trabalhar nesses dias. 

Podem surgir dúvidas sobre a obrigatoriedade de trabalho nesses dias e a resposta é: pode variar. Considerando a suspensão da portaria do Ministério do Trabalho, a princípio, o trabalho no comércio está permitido, mas isso pode mudar de acordo com cada estado, sobretudo se a convenção coletiva da categoria não permitir.

 No caso de trabalhar no Natal e no Ano Novo, a remuneração desses dias é dobrada ou pode ser negociada uma folga compensatória em outra data com o empregador.

mulher trabalhando no Natal e ano Novo olha para o computador empolgada
Imagem: Antonio Guillem | shutterstock

Existe diferença para funcionários fixos e temporários?

Para ambos, as regras de remuneração e folgas no Natal e Ano Novo são as mesmas. Ademais, os trabalhadores que prestam serviços de maneira esporádica ou intermitente podem trabalhar nesses dias, após convocação do contratante.

Veja também:

Concurso público para 62 vagas tem inscrições abertas até janeiro; saiba mais detalhes

Contudo, a empresa deve remunerar como hora extra, com aumento previsto na convenção coletiva da categoria do estado para trabalho em feriados.

Por fim, sobre os dias 24/12 e 31/12, apesar de não serem feriados, são vésperas de Natal e Ano Novo. No entanto, caem em domingos neste ano. Nesse caso, os funcionários que trabalharem nestas datas também têm direito à remuneração dobrada ou a uma folga compensatória.

Imagem: Antonio Guillem | shutterstock