Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quer descontos na conta de luz em 2023? Saiba como solicitar

Um programa do governo permite solicitar descontos de até 65% na conta de luz em 2023. Saiba do que se trata e veja quem tem direito!

A energia elétrica está no topo da lista de serviços essenciais. Entretanto, cada vez mais o valor da conta de luz parece aumentar, e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já anunciou que, a partir de janeiro, mais um reajuste será feito. Com isso, haverá uma alta de ao menos 5,6% no valor da sua conta de luz.

De acordo com a Aneel, o principal motivo do reajuste é a crise hídrica ocorrida em 2021, e o empréstimo contratado para contornar os prejuízos do período. Contudo, existe uma forma de conseguir desconto na conta de luz, que nem todo mundo conhece.

Então, para saber mais sobre a possibilidade de conseguir descontos na sua conta de energia elétrica, confira o texto completo a seguir!

Como conseguir até 65% de desconto na conta de luz em 2023

Assim, como explicamos, o valor da conta de luz ficará mais alto a partir de janeiro. E justamente por isso muita gente já está em busca de formas de economizar. Uma delas são os programas do governo, que possibilitam um desconto na tarifa da energia elétrica.

Estamos falando do programa Tarifa Social de Energia Elétrica. O programa fornece um desconto na conta de luz a famílias de baixa renda, que estejam inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, ou que tenham algum membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Além disso, famílias com renda mensal total de até três salários mínimos (ou R$ 3.636, em 2022), com um ou mais membros com doenças ou deficiências cujo tratamento depende de equipamentos que utilizem o consumo de energia, também têm direito a participar do Tarifa Social.

Para ter direito ao benefício na sua conta de luz, é preciso que as famílias inscritas no CadÚnico possuam uma renda per capita (por pessoa) de até meio salário mínimo por mês (R$ 606 em 2022). O desconto varia de acordo com o consumo mensal de cada família. Confira:

  • Consumo de até 30 KWh/mês: desconto de 65%;
  • Consumo de 31 KWh a 100 KWh/mês: desconto de 40%;
  • Consumo de 101 KWh a 220 KWh/mês: desconto de 10%.

Como solicitar a Tarifa Social?

Por fim, para receber o benefício Tarifa Social, basta se deslocar até a distribuidora de energia elétrica da sua região e fazer a solicitação. Lembre-se de levar documento com foto e CPF, o CEP da sua residência, o número do NIS ou do benefício do BPC e, se for o seu caso, a comprovação do uso de aparelhos que necessitam de energia elétrica.

Imagem: TanitJuno / shutterstock.com