Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quer investir em renda variável? Entenda como funciona e os principais riscos

Descubra os benefícios da Renda Variável como potencial para retornos elevados, diversificação, flexibilidade e liquidez.

A renda variável é um tipo de investimento que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado financeiro, especialmente para aqueles que buscam diversificar sua carteira e potencializar seus ganhos.

Embora apresente riscos maiores em comparação à Renda Fixa, seus retornos também podem ser bastante interessantes a longo prazo. Vamos entender como funciona esse tipo de investimento e quais os principais atrativos da Renda Variável.

O que é renda variável e como ela funciona?

Como mencionado anteriormente, a Renda Variável é um investimento em que os preços de aquisição e os rendimentos podem variar ao longo do tempo. Eles estão diretamente ligados ao desempenho das empresas ou ativos nos quais são investidos.

Em outras palavras, o investidor estará mais exposto às oscilações do mercado e, consequentemente, a maiores riscos. Porém, o potencial de retorno também é ampliado.

Quais as principais vantagens da renda variável?

Investir em Renda Variável oferece diversas vantagens, especialmente para aqueles que buscam retornos significativos a longo prazo. Algumas dessas vantagens incluem:

  1. Potencial de retornos mais elevados: investidores com perfil mais arrojado podem se beneficiar do ganho no longo prazo, seja através da valorização do ativo, ou através do recebimento de dividendos e outros proventos;
  2. Diversificação da carteira: o investimento em Renda Variável permite uma maior diversificação dos ativos e redução da concentração dos investimentos em um único setor, diminuindo os riscos;
  3. Flexibilidade: o investidor pode realizar operações de compra e venda de ativos no mesmo dia (Day Trade), além de ter acesso a diferentes modalidades de investimento, como Ações, ETFs, Câmbio e Contratos Futuros;
  4. Liquidez: dependendo do ativo, é possível vender sua posição rapidamente, transformando o investimento em dinheiro no curto prazo.

Quanto custa investir em Renda Variável?

As taxas para investir em Renda Variável podem variar de acordo com a instituição financeira, tipo de investimento e perfil do investidor.

No caso da NuInvest do Nubank, por exemplo, a taxa de corretagem é ZERO para investir em Ações, ETF, minicontratos com RLP ativo, BDR e muitos outros. Assim, torna-se mais simples e acessível diversificar a carteira de investimentos.

Imagem: Peshkova / shutterstock.com – Edição: Equipe SeuCreditoDigital