Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Receita revela quem terá prioridade na restituição do IR 2023

A Receita Federal já revelou quais contribuintes terão prioridade para a restituição do IR em 2023. Saiba mais aqui.

A Receita Federal liberou, nesta segunda-feira (27), a lista das pessoas que terão prioridade na restituição do IR (Imposto de Renda). Além dos prioritários já conhecidos, este ano também receberão prioritariamente contribuintes que escolherem fazer a declaração pré-preenchida.

Da mesma forma, estarão nos primeiros grupos os contribuintes que optarem por receber a restituição por PIX, usando o CPF como chave. Outras chaves PIX, entretanto, não são aceitas pela Receita. Ademais, a receita começa a receber as declarações em 15 de março e as finaliza em 31 de maio.

José Carlos da Fonseca, auditor-fiscal responsável pelo programa do IR este ano, declarou que as mudanças nas prioridades da restituição aconteceram porque “[…] são dois itens que minimizam os erros do contribuinte. Na hora de informar agência e conta no programa para receber a restituição, muitos cidadãos erram os dados e isso atrapalha o recebimento de valores.”.

Lista de prioridade para restituição do IR

Além da novidade deste ano, os demais prioritários seguem os mesmos para a restituição do IR. São eles:

  • Idosos com 80 anos ou mais;
  • Idosos com 60 anos com deficiência e portadores de doença grave;
  • Professores;
  • Contribuintes que utilizarem a declaração pré-preenchida e/ou escolherem a chave Pix CPF para a restituição.

Depois desses grupos, seguem os demais contribuintes. Além disso, Fonseca também explicou que quem fizer a declaração mais cedo receberá a restituição do IR – consequentemente, antes. Também explicou que a lista de contribuintes a receberem seus impostos de volta é fechada todo dia 10 de cada mês.

Sendo assim, se você pertence a algum grupo prioritário e enviar sua declaração até o dia 10 de maio, há grandes chances de receber o valor no primeiro lote de restituições.

Além disso, todos os lotes de restituição do IR podem abranger grupos prioritários. Ou seja, tudo depende da data de envio da declaração.

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock