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Recuperação judicial da Gol pode prejudicar redução do preço de passagens aéreas; entenda

A crise financeira da Gol pode atrapalhar a iniciativa do governo de reduzir o preço das passagens aéreas. Veja mais!

O anúncio recente da recuperação judicial da Gol, a segunda maior companhia aérea brasileira, abalou o setor de aviação do país e poderá afetar diretamente os esforços do governo para baixar os preços das passagens aéreas. Em 2023, a empresa teve participação de 32,3% no mercado de aviação e transportou 29,5 milhões de passageiros.

Como parte das suas estratégias de governo, o Palácio do Planalto tem mantido encontros com as três principais empresas aéreas do país, sendo elas Latam, Gol e Azul, num esforço para diminuir os custos do transporte aéreo. No entanto, a crise financeira da Gol, com dívidas na casa dos bilhões, pode atrapalhar essa iniciativa governamental. Veja mais detalhes!

Crise na Gol: recuperação judicial como saída

Vale ressaltar que a Gol não é a primeira empresa do setor a optar por recuperação judicial. É importante lembrar que algumas empresas de aviação, como a American Airlines e a própria Latam, recuperaram-se de crises financeiras por meio dessa estratégia. O processo envolve a negociação de dívidas com os credores para reorganizar as finanças.

De acordo com analistas de mercado, a Gol tem boas chances de se reerguer, considerando que seus resultados operacionais apresentam números positivos. A crise teria sido causada, sobretudo, pela acumulação de grandes dívidas nos últimos anos.

Celular com logo da companhia aérea Gol e site da empresa aberto em computador ao fundo
Imagem: Gabriel_Ramos / Shutterstock.com

Futuro da empresa

No entanto, outros especialistas ouvidos pela CNN acreditam que a Gol se unirá a outras empresas, em uma operação conhecida como consolidação. Assim, a Azul, que já demonstrou interesse em adquirir empresas desse setor, como a falida Avianca Brasil, surge como uma possível parceira.

Contudo, os desafios de consolidação são significativos. Com a Azul e a Gol utilizando modelos de aeronaves de fabricantes diferentes (a primeira voa com Airbus e a segunda com Boeing), a união desses negócios seria uma tarefa complexa e cara.

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Enfim, independentemente das análises e projeções futuras, a única certeza é que a Gol precisa manter suas operações para superar a crise. Para isso, a empresa conseguiu um empréstimo de quase R$ 5 bilhões.

Imagem: Gabriel_Ramos / Shutterstock.com