Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Reforma administrativa vai acabar com a estabilidade nos concursos públicos?

Governo estuda fazer uma Reforma Administrativa do serviço público. Descubra o que pode mudar para esses trabalhadores.

Recentemente, a Reforma Administrativa voltou a pauta do governo, já que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), diz que vai levar uma PEC sobre o assunto para votação no plenário. Por isso, a gestão de Lula começou a trabalhar em uma proposta para o assunto.

A PEC que está na Câmara é do governo Bolsonaro e traz itens como a possibilidade de reduzir os salários dos servidores e o fim da progressão automática de carreira. No entanto, o governo atual não é a favor desse texto, por esse motivo quer enviar seus próprios projetos sobre a Reforma Administrativa para o Congresso.

O que se sabe até o momento é que a iniciativa do governo Lula será mais branda do que a PEC que está na Câmara. Além disso, é provável que ela aconteça em partes para evitar grandes impactos no setor. Para entender mais sobre a proposta, siga na leitura.

Haddad fala sobre Reforma Administrativa

Durante o programa Canal Livre da Band, Fernando Haddad, ministro da Fazenda, falou sobre a Reforma Administrativa e o que está na pauta do governo. De acordo com ele, 2 pontos precisam de revisão: os concursos e o estágio probatório.

Para ele, os concursos são enviesados e não são a melhor ferramenta para selecionar os melhores funcionários para o serviço público. Além disso, ele disse que os estágios probatórios precisam ser mais sérios, já que esse é o período que o órgão tem para determinar se o candidato tem as condições necessárias para executar a sua função.

Veja também:

Mais de 500 mil brasileiros ganham ótima notícia e terão R$ 600 EXTRAS no Caixa Tem este mês; entenda

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, dá entrevista para jornalistas que seguram microfones.
Imagem: Salty View/ shutterstock.com

Estabilidade do funcionalismo público

Um dos medos dos servidores públicos é que a Reforma Administrativa acabe com a estabilidade no emprego que essa categoria possui. Afinal, a demissão de um funcionário público acontece por poucos motivos e envolve um processo demorado.

Entretanto, em nenhum momento da entrevista, Haddad falou sobre o fim da estabilidade. Por fim, as primeiras mudanças que o governo deve propor envolvem limites para os supersalários e alterações nos concursos.

Imagem: rafastockbr/shutterstock.com