Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Regras da aposentadoria do INSS passaram por mudanças; saiba se você ainda pode se aposentar

Veja o que mudam nas regras da aposentadoria do INSS para o ano de 2024 e se você deve optar por outro cálculo. Conheça!

Se você estava pensando em se aposentar em 2024, fique atento às novas regras da aposentadoria do INSS para este ano e quais são as mudanças. Por conta da regra de transição, que existe desde a Reforma da Previdência, em 2019, a cada ano, os critérios mudam e você precisa estar atento.

As modificações a serem observadas por solicitações de aposentadoria incluem o aumento da idade mínima, o tempo de contribuição e a pontuação do INSS. Para saber mais sobre as possíveis mudanças para este ano, continue a leitura.

O que muda nas regras da aposentadoria do INSS em 2024

Celular com logo do INSS
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

No sistema de pontos, a elegibilidade para a aposentadoria depende do atingimento de uma pontuação mínima. Esta pontuação é a soma da idade do requerente com o tempo de contribuição ao INSS. A pontuação é progressiva e aumenta um ponto a cada ano até atingir o limite de 105 pontos para homens e 100 pontos para mulheres. Em 2024, são 101 pontos para homens e 91 pontos para mulheres.

Por outro lado, na regra de aposentadoria do INSS por idade mínima, a partir de 2024, haverá mudanças. Assim, as idades mínimas para aposentadoria aumentam para 58 anos e seis meses para mulheres e 63 anos e seis meses para homens. Dessa forma, este limite aumenta anualmente em seis meses, até atingir 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.

Entenda como é o cálculo para a aposentadoria

A base para o cálculo da aposentadoria, leva em consideração todos os salários de contribuição desde julho de 1994 até o mês anterior ao pedido. Assim, o valor da aposentadoria segue o cálculo de 60% da média salarial mais 2% para cada ano acima de 15 anos de contribuição (mulheres) ou de 20 anos de contribuição (homens).

Por outro lado, titulares de uma aposentadoria que conquistaram o direito em 2023, ou até mesmo antes, e optaram por não solicitar a aposentadoria de imediato, ainda têm o direito. Quando decidirem se aposentar, esses segurados terão a oportunidade de se enquadrar na regra mais vantajosa para eles.

Veja também:

Bradesco estende grande promoção e clientes podem comemorar; veja como aproveitar

Por fim, é possível realizar uma consulta ao Meu INSS (Android, iOS) para simular a aposentadoria e verificar qual regra é mais vantajosa. Os trabalhadores também devem verificar se todos os dados e informações trabalhistas estão corretos para garantir uma compreensão precisa de seu status de aposentadoria potencial.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com