Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Regularize o seu CPF para evitar bloqueio do Bolsa Família

O Executivo anunciou um reforço no combate de irregularidades no CPF dos beneficiários do Bolsa Família. Confira!

Em 2023, com a volta de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República, o governo federal relançou seu programa de maior sucesso nos outros mandatos, o Bolsa Família. Assim, o Executivo também anunciou um reforço no combate de irregularidades no CPF e cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) dos beneficiários. 

Assim, essa ação pode resultar no bloqueio temporário de algumas famílias do Bolsa Família. De acordo com dados recentes, mais de 21 milhões de famílias brasileiras são beneficiárias do Bolsa Família, recebendo em média R$ 680. No entanto, cerca de 20 mil cidadãos apresentam inconsistências em seus CPFs ou no CadÚnico. Veja mais detalhes!

Bloqueio no Bolsa Família

Portanto, a irregularidade no CPF, que pode gerar o bloqueio do Bolsa Família, pode ter origem em diversas situações, que incluem: dados desatualizados na Receita Federal, ausência de justificativa nas eleições. Além de duplicidade no uso do CPF, pendências no Imposto de Renda (IR) e conflito de titularidade.

Dessa forma, para resolver essas irregularidades, basta acessar o site da Receita Federal para garantir a continuidade ao recebimento do Bolsa Família. Assim, o prazo para solucionar os problemas é de seis meses, a fim de evitar o cancelamento definitivo do cadastro.

Mão segurando novo cartão do Bolsa Família
Imagem: Divulgação/Ministério do Desenvolvimento Social (Roberta Aline)

Notificação aos beneficiários

De acordo com orientações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), os beneficiários com inconsistências receberão uma notificação. Assim sendo, a notificação ocorrerá por meio do aplicativo Bolsa Família (disponível para Android e iOS). E também pelo app da Caixa Econômica Federal (disponível para Android e iOS). 

Veja também:
C6 Bank lançará na próxima semana ótima novidade envolvendo cashback; confira

No entanto, também é possível checar a situação do CPF antes mesmo de ser notificado através do site da Receita Federal. Além disso, é fundamental que o cadastro no CadÚnico de toda a família beneficiária do Bolsa Família seja atualizado a cada 24 meses para que os repasses não sejam bloqueados. 

Imagem: Divulgação/Ministério do Desenvolvimento Social (Roberta Aline)